Mostra audiovisual Leminski

Entre os dias 23 de março e 19 de maio, a programação da exposição Múltiplo Leminski – em cartaz no Museu Histórico de Londrina até 30 de junho – terá mostra audiovisual gratuita de vídeos relacionados ao universo do poeta.

Serão longas-metragens, curtas e documentários sobre as faces de Leminski: escritor, poeta, músico, compositor, romancista, tradutor, ensaísta, judoca e publicitário.

As exibições acontecem nos dias 23 e 24 de março, além de 18 e 19 de maio, a partir das 16h, no Museu Histórico de Londrina. A exposição Múltiplo Leminski é um projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Paraná e tem apoio da Copel, da Secretaria de Cultura de Londrina, Prefeitura de Londrina e Universidade Estadual de Londrina.

Programação – Mostra audiovisual 
Dias 23/03 e 18/05 (sábado)
O Poeta (2001)
Curta-metragem de Paulo Munhoz que mistura técnicas de animação 2D, 3D e rotoscopia sobre imagens captadas digitalmente. O ponto de partida é o poeta que deseja escrever uma carta sobre sua cidade.
 Belowars (2008)
Longa-metragem com roteiro baseado no livro infantojuvenil “Guerra dentro da gente”, de Paulo Leminski. Com direção de Paulo Munhoz e animação assinada por Walkir.
Polaco Loco Paca (1987)
Curta-metragem histórico de João Knijinik que cobre a passagem dos Leminski pela cidade de Porto Alegre na década de 80.
Ervilha da Fantasia – Uma Ópera Paulo Leminskiana (1985)
Bem-humorado documentário estruturado a partir de uma antológica entrevista que Leminski concedeu a Werner Schumann, em que discorre sobre o processo de criação, especialmente a poesia. Com Sylvio Back, Geraldo Magela e Paulo Friebe.
Dias 24/03 e 19/05 (domingo)
Fazia Poesia – Poemas de Paulo Leminski (2004)
Leitura de poemas intercaladas com apresentações musicais de parcerias de Paulo Leminski e Mário Gallera. Com Alice Ruiz, Aurea Leminski, Estrela Ruiz Leminski, Paulo Vitola e Mário Gallera. Produção de Carlos Deiró e Mário Gallera.
Ex Isto (2010)
Um filme de Cao Guimarães livremente inspirado na obra “Catatau”, de Paulo Leminski. O poeta imaginou uma hipótese histórica: “E se René Descartes tivesse vindo ao Brasil com Maurício de Nassau?”. Interpretado por João Miguel, o personagem envereda pelos trópicos, selvagem e contemporâneo, sob o efeito de ervas alucinógenas, investigando questões da geometria e da ótica diante de um mundo absolutamente estranho.
Mostra audiovisual – Múltiplo Leminski
Datas das sessões:
23/03 e 24/03
18/05 e 19/05
Sábados e domingos, a partir das 16h
Local: Museu Histórico de Londrina – Rua Benjamin Constant, 900 – Centro