Amor à leitura e à escrita

Filmes, seriados, Histórias em Quadrinhos (HQs), vídeos de youtubers e outros conteúdos deixaram de ser apenas entretenimento e passaram a ser objeto de estudos no Centro Educacional Polegar, parceiro do Sistema de Ensino Poliedro (SP), em Campos dos Goytacazes (RJ).

“Acreditamos que a mesma mudança que as escolas vanguardistas adotaram em relação à Matemática, à Educação Bilíngue e a outras áreas pode ser implementada na Língua Portuguesa. Para nós, os novos canais como o streaming e as mídias sociais podem ser ferramentas poderosas de ampliação de horizontes”, afirma Arthur Vivaqua, Coordenador de Planejamento da escola.

No Centro Educacional Polegar, os alunos do 1° ao 6° ano do Ensino Fundamental aprendem Língua Portuguesa seguindo parâmetros da Base Nacional Curricular Comum, que aconselha educadores a trabalharem esta matéria com diferentes Eixos (Leitura, Produção de Texto, Oralidade e Análise Semiótica) e Campos de Experiência com linguagens e mídias do Século 21.

“Partimos da premissa de que os conceitos a serem estudados podem estar presentes no seriado que mais gostam ou no filme que assistiram com os pais no cinema, e assim por diante”, afirma Vivaqua.

As crianças interagem com as diferentes plataformas de criatividade com entusiasmo. A Oficina de Letras na Escola (OLÉ) tem a intenção de formar não apenas crianças que gostem de ler, mas que amem o ofício de escrever.

“Queremos mostrar que é possível tornar-se um roteirista, autor, editor e se expressar por meio daquilo que antes era visto somente como um hobby ou passatempo”, aponta o coordenador.A OLÉGrafia funciona nas modalidades curricular e extracurricular e é trabalhada uma vez por semana. As crianças exercitam habilidades como criatividade, curadoria de conteúdo, pensamento crítico, trabalho em equipe, dentre outras.