Locavorismo?!

Já ouviu falar em consumo com conteúdo?

A expressão, locavorista, ainda pouco disseminada nas boas mesas brasileiras, trata de um indivíduo que prioriza o consumo de alimentos produzidos exclusivamente no seu entorno e defende um estilo de vida pautado pelo resgate às tradições, com foco na economia criativa e na sustentabilidade.

Em Curitiba, O Locavorista, é sinônimo de um negócio colaborativo que vai muito além da gastronomia e tem o início da sua operação agendada para o dia 13 de outubro, em regime de soft opening.

Fruto dos sonhos e anseios de quatro empreendedores multitalentos – Luiz Mileck, Paulo Henrique Celles, Renato Bedore e Soon Hee Han – que se curvam aos produtos e saberes artesanais do Paraná, o novo empreendimento, localizado na Rua Comendador Macedo, 233, oferta um ambiente exclusivo, que congrega a rica diversidade das manifestações e produções locais, apresentadas em três serviços: loja de artigos de arte e design, delicatessen e cafeteria bistrô.

O endereço, por si só, fez história na cidade. Foi ali que o curitibano Luiz Mileck, pesquisador nas áreas de Empreendedorismo e Cultura Alimentar, também articulador gastronômico que representa a Rede Latino-Americana de Food Design no Brasil, criou e liderou o Coletivo Alimentar – marco de inovação criativa na cultura alimentar de Curitiba.

“O Locavorista surge para suprir uma lacuna na oferta de um ambiente que concentra a rica diversidade das manifestações e produções locais. “Trata-se de uma confluência harmônica, porém não óbvia, de inúmeros aspectos da economia local. Queremos que o morador de Curitiba sinta-se turista na própria cidade e que o estrangeiro absorva o local”, explica.

Cardápio

O Locavorista dispõe de um cardápio rápido e inteligente, composto por tostados, chapeados, cestas de pães com acompanhamentos produzidos a partir de ingredientes locais e sanduíches na tábua.

Os fim de semana também prometem para os futuros locavoristas. Aos sábados, para quem deseja fugir da feijoada, além dos menus da chapa e da delicatessen, a casa oferecerá um cardápio fixo elaborado de acordo com a sazonalidade dos ingredientes locais.

A experiência custa a partir de R$ 55,00 por pessoa. Já aos domingos, o brunch, servido mais tarde, custa R$ 41,00 por pessoa.

Arte – A abertura de O Locavorista será marcada pela exposição da artista Jo Ani, que propõe a libertação da realidade por intermédio de sua arte orgânica, geométrica e exagerada para um mundo nada óbvio através de recortes fotográficos da existência, que se unem de forma a criar um universo paralelo.

Já na Loja Colméia, o público terá acesso a cinco marcas autorais, todas, coincidentemente, assinadas por mulheres, a começar pela arte da fotógrafa e ceramista Maria Ravazzani, que desenvolve acessórios, objetos utilitários e decorativos marcado por linhas simples, cores intensas e toque acobreado. No ninho da designer de moda Liane Mestrinho será possível conhecer o estilo contemporâneo e bem brasileiro realçado em peças de seda pura para vestuário e decoração.

O espaço de Lucia Consalter, formada em Educação Artística, apresenta arrojadas peças de joalheria, com formas arredondadas, bordadas com fios de prata e cobre.

No espaço garantido por Chris Arcega, peças com brilho e balanço, acessórios que ressignificam valores pessoais confeccionados por mãos de mulheres capacitadas.

Para encantar as pessoas que insistem em escrever à mão existem os cadernos da Genoveva, marca idealizada por Maria Madalena Ribeiro.

Soon Hee Han, sócia de O Locavorista, também encontra nos ninhos da Loja Colméia, acolhimento para Extraordinários, sua linha de luxo de produtos naturais produzida com ingredientes valiosos que garantem sofisticação e saúde. Seus produtos terapêuticos não atuam apenas na pele, mas também nos estados emocionais por meio de uma alquimia precisa entre aromaterapia, aromacologia, perfumaria natural e cosmetologia.

O Locavorista

Rua Comendador Macedo, 233, Centro.

Telefone: 41. 3121-1720

www.olocavorista.com.br e pelas nossas redes sociais: @olocavorista (Instagram) e olocavorista no Facebook.

Estacionamento conveniado em frente ao empreendimento.