Feira Internacional da Música do Sul 

O Portão Cultural recebe nesta semana a 2ª edição da Feira Internacional da Música do Sul (FIMS).

O evento acontece até sábado (23/06) com workshops, palestras, mesas redondas, pitchings, showcases e apresentações musicais em diversos espaços culturais da cidade. Com mais de 40 horas de programação, o encontro amadurece e ganha projeção nacional e internacional. As inscrições custam R$80,00 e podem ser feitas no site do evento.

Nesta edição, a FIMS apresenta 4 palestras, 10 workshops, 12 mesas redondas e 16 showcases divididos nos palcos: Brasil, Paraná-Latino, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e o Palco Curitiba que é distribuído pelos quatro dias com um artista da cidade fechando a programação. Entre os convidados confirmados, aproximadamente 100 profissionais de diversas vertentes do mercado musical nacional e internacional.

Entre palestras, mesas e workshops participam desta edição, Fernando Souza (Casa da Música de Porto-Portugal), Jose Luis (Festival Ollin Kan- México), Marcelo Damaso (Festival SeRasgum- Pará), Fernanda Paiva (Natura Musical), Antonio Gutierrez (Festival RecBeat- Pernambuco), entre outros.

A diversidade de estilos, nacionalidade e gêneros é uma das marcas desta edição da FIMS. Mais de 270 bandas, artistas e grupos de todo o Brasil e América Latina se inscreveram no edital dos showcases. Ao todo, foram contemplados 16 projetos musicais, sendo nove com mulheres em sua formação justamente por ser uma das preocupações da curadoria por entender a necessidade desta representatividade em eventos do segmento.

Entre algumas das cantoras e compositoras estão Lay e Lio Soares, integrantes do trio curitibano Tuyo, a gaúcha ANAADI, a argentina Soema Montenegro e a paulista Rhaissa Bittar. Outro destaque, com 33 anos de carreira, uma das maiores bandas de punk rock da América Latina, com a vocalista Julia Barth em sua formação desde 2006, Os Replicantes abrem o evento. A programação completa do evento está disponível em  www.fims.com.br

Circuito OFF –  é uma programação noturna que acontece paralela ao evento, com shows de bandas e artistas inscritos e participantes. Maior que na 1ª edição, o Circuito ocupará diversos espaços culturais em Curitiba.

Serão 20 shows e uma noite de discotecagem em sete locais diferentes. A programação completa do circuito está disponível em http://www.fims.com.br/programacao/circuito-off/