Aplicativo para atrações turísticas 

A empresa curitibana especializada em tecnologia Bluetooth Low Energy criou o “Neelo”, um aplicativo que apresenta informações de pontos turísticos em qualquer lugar do mundo, apenas pela proximidade do usuário ao monumento.

Dispositivos instalados no local detectam a presença de um aparelho habilitado e as informações ficam disponíveis no aplicativo para o usuário navegar.

A solução será apresentada em primeira mão durante a 13ª edição do Festival das Cataratas, um dos maiores eventos de turismo realizados na América Latina.

De 20 a 22 de junho, os participantes do festival e moradores de Foz do Iguaçu terão à disposição o aplicativo para conhecer 10 pontos turísticos da cidade.

“Nosso objetivo é mostrar ao profissional de turismo uma ferramenta aliada ao seu negócio, seja em hotelaria, entretenimento, agência de viagens ou aos próprios guias, que poderão ter um complemento ao seu trabalho na plataforma. Queremos democratizar o acesso às informações sobre os pontos turísticos, além de globalizá-las, por meio de textos e áudio em diversas línguas”, disse o cofundador da empresa, Cid Vianna.

O aplicativo tem três níveis de informações, pelos quais o usuário tem a opção de aprofundar-se no assunto caso tenha interesse naquele monumento.

O conteúdo será elaborado em parceria com entidades locais, como secretarias do turismo, com o intuito de manter a credibilidade das informações e imagens inseridas no aplicativo.

“Neelo oferece informação gratuita, de qualidade, e por tempo indeterminado ao turista, que ganha mais liberdade para explorar atrações no mundo todo. Uma solução simples, barata e com grande relevância cultural e econômica para cidades que pretendem investir em turismo”, afirma Francisco Sofiati, cofundador da Fator BLE.

A partir do dia 1 de junho o aplicativo poderá ser baixado gratuitamente na Apple Store e Google Play.