INC: atendimento gratuito

Há 10 anos, o Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) oferta à comunidade carente de Curitiba, Região Metropolitana e de outros estados brasileiros, atendimentos gratuitos na área de neurocirurgia.

A exemplo de países como Estados Unidos e Alemanha, que possuem um programa filantrópico, o Hospital INC tem capacidade de tratar, mensalmente, ao menos um paciente carente de extrema gravidade, gratuitamente.

“Não obtemos isenção fiscal com essa atividade, apenas acreditamos que usar nosso know-how para atender a comunidade precisa ser filosofia de qualquer médico”, afirma o diretor do Hospital INC, Patrick Ramina.

Nos últimos cinco anos, cerca de R$1 milhão foram doados pelo hospital em assistência gratuita. Os pacientes são avaliados pelo corpo médico do INC, de acordo com a gravidade, urgência de atendimento e condição socioeconômica.

Além disso, o projeto “Neuro Kids” atende gratuitamente crianças com casos de tumor cerebral.

O projeto busca parceiros na iniciativa privada para ampliar esse atendimento, pela constatação de grande número de casos cirúrgicos em crianças de famílias de baixa renda.

Os recursos recebidos pelo hospital são destinados única e exclusivamente para custeios dos procedimentos. A avaliação dos casos é feita diariamente pela equipe da neurologia/ neurocirurgia do INC.

Os doadores contribuem para que crianças de baixa renda, portadoras de tumores cerebrais e sem perspectiva de atendimento, tenham um tratamento de primeiro mundo no INC, com a expectativa de um futuro promissor.