12 x 8

Nesta quinta-feira, dia 26, é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.

Para marcar a data, os enfermeiros do Hospital São Vicente abordarão os motoristas do Auto Posto São Vicente (na esquina da Vicente Machado com a Brigadeiro Franco) para aferir a pressão arterial.

A ação será das 8h30 às 12h. A ideia é chamar a atenção para o cuidado que o corpo humano precisa.

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam olhando para a saúde apenas quando percebem algum sintoma grave, em vez de fazer consultas frequentes ao médico. Por isso, a chamada da Campanha será “Enquanto abastece seu carro, que tal calibrar sua saúde? 12×8”.

De acordo com o cardiologista do Hospital São Vicente, Rubens Zenóbio Darwich, acima dos 65 anos, metade da população será hipertensa. E ela aparece de maneira mais precoce nos tabagistas.

“Normalmente a doença é assintomática, por isso a importância das campanhas de verificação de pressão arterial. Vale lembrar que para controlar a pressão, algumas dicas são importantes: reduza o consumo de sal; faça exercícios físicos regularmente; não fume e evite o consumo excessivo de álcool; cuide de sua qualidade de vida, evitando o estresse; e faça consultas com seu cardiologista, principalmente no caso de histórico familiar da doença”, afirma.