Ôda Design Club e Instituto Campana

A Ôda Design Club traz para Curitiba itens com o selo do Instituto Campana, associação civil de direito privado sem fins lucrativo, criada pelos irmãos Humberto e Fernando Campana, em 2009.

A iniciativa, que ganhou o nome de Mãos em Ação pela própria dupla de designers, é da curadora da Ôda, Ticiana Martinez, e da produtora cultural Consuelo Cornelsen.

O lançamento, no dia 26 de abril, será marcado com uma palestra de Humberto Campana, na Galeria Ponto de Fuga para convidados, sobre o trabalho social do Instituto.

A partir desta data, produtos de três projetos orientados pelos irmãos Campana estarão disponíveis para venda na Ôda: coleção jeans, cartões bordados e vasos tijolos.

Para Ticiana,  parceria com o Instituto se deu pela oportunidade de somar e contribuir com o trabalho social voltado para o design.  “Estamos muito felizes por construir a ponte deste trabalho tão consistente ep sensível do Instituto Campana e os curitibanos. É uma contrapartida social que sonhamos desde que lançamos a Ôda, em 2016”, diz.

Coleção Jeans – O Instituto Campana e o Projeto Arrastão se uniram para desenvolver uma coleção de objetos e móveis feitos de jeans reciclados. Em 2015, os Irmãos Campana fizeram um workshop para estimular a criatividade de um grupo de jovens e depois curaram e aperfeiçoaram seu trabalho. Todos os lucros provenientes de vendas beneficiarão o Projeto Arrastão.
Cartões bordados – A ONG Orientavida desenvolve há 18 anos o projeto “Geração de Renda”, que visa a capacitação, profissionalização, inserção e permanência de mulheres em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho por meio do artesanato. Há alguns anos, o projeto estabeleceu parceria com o Instituto Campana. Entre os produtos desenvolvidos estão os cartões bordados com desenhos criados pelos Irmãos Campana. O trabalho desenvolvidos pelas detentas do Presídio Feminino de Tremembé (SP) torna cada peça única. 
Vasos Tijolos – Os 20 assistidos pelo projeto Aliança de Misericórdia – homens em situação de risco -, em uma comunidade de Piracicaba (SP), recebem workshops semanais de Humberto Campana, em parceria com o Instituto Campana, no qual são estimulados a criar peças artesanais com materiais predominantes da região. Neste primeiro momento, Humberto Campana ensina a todos a produzirem vasos com o tijolo de barro, que ainda não passou pelo processo de secagem. Diferentes formas e texturas são criadas a partir da estrutura padrão do tijolo. O barro in natura também é utilizado. Toda renda arrecadada com a venda das peças é revertida para a comunidade e seus assistidos.

 

foto Eduardo Macarios