Gastronomix: fim de semana no MON

O Gastronomix promove uma quermesse cultural da alta gastronomia.

A 10ª edição comemorativa, dentro do Festival de Curitiba, ocorre nos dias 7 e 8 de abril, das 11h às 18h, no Museu Oscar Niemeyer (MON), sob a curadoria do  chef curitibano Celso Freire.

Serão 29 profissionais, distribuídos em 25 espaços, que apresentarão seus premiados e famosos pratos. No cardápio, opções que partem de escolhas regionais até campeões de vendas autorais. A proposta desta edição comemorativa é reproduzir as iguarias de maior sucesso nas dez edições promovidas do Gastronomix em Curitiba. Os pratos variam entre R$1500 e R$25,00 com porções degustativas de 150 a 180 gramas.

No total de chefs participantes, cinco serão de fora do Paraná, como a dupla André Generoso e Vitor Generoso (pai e filho respectivamente), de Maceió-AL; o Chef Pablo Pavón, do restaurante Soeta, de Vitória-ES; o Chef Jaime Barcellos, do Ostradamus, de Florianópolis-SC; e o premiado chef Wanderson Medeiros, do restaurante Picuí, também de Maceió-AL.

Já entre os paranaenses, o Chef. Délio Canabrava trará de volta seu famoso Gnocchi Ripieni Al Gorgonzola i Fungui, enquanto Rosane Radecki, do Girassol, em Palmeira, vai preparar seu consagrado Pão no bafo.

Das mãos de Fabiano Marcolini, da Fabiano Marcolini Alimentari, o público poderá provar o Pão no vaso. Polyana Rodrigues, da Grué Chocalateria, apresenta seus profiteroles (carolinas com sorvete de chocolate branco, coulis de bala de banana e mendiant de chocolate); Carolina Garofani, da Caramelodrama, elabora a boscolana com gelato de canela (torta de frutas vermelhas).

A torta Banoffi é a atração de Renata Ferrian Canabrava (Banoffi Bistrô e Confeitaria). Já KaryneIankoski (Bee. O empório Natural) prepara o Brownie com sorbet de frutas orgânicas. Para encerrar a seção doce, Mariana Salata, da Mary Ann Apple Factory, trará delícias açucaradas criadas especialmente para a celebração do 10º aniversário do evento.

Ainda participam Vanesça Berçani, do Velho Oriente; Gabriela Carvalho, do Quintana Gastronomia; Eva dos Santos, do Bistrô do Victor; Kika Marder, do Sel et Sucre; Elis Ribas, do Meatpack House; Vania Krekniski, do restaurante Limoeiro, entre outros.

Atividades Infantis – Como um evento para toda a família, o Gastronomix contará com várias atividades para as crianças, como oficinas de artes visuais, jardinagem, fotografia, espetáculos de dança, circo, teatro, literatura e muitas brincadeiras, das 11h às 18h, durante os dois dias da quermesse. Não será necessário fazer inscrição para participar e todas as atrações, organizadas e produzidas pelo Muralzinho de Ideias, são gratuitas.