Voz e violão: workshop no Conservatório de MPB

O Conservatório de MPB de Curitiba recebe o workshop ‘Caminhos interpretativos para voz e violão’, neste sábado (24/03), das 10h às 12h.

Esta oficina, ministrada por Eduardo Lobo e Ana Salvagni, ilustra algumas abordagens de interpretação da voz com o violão, procurando expandir as possibilidades para além do tradicional violão rítmico‐harmônico. A participação custa R$30,00. Inscrições pelo email: anacardoso@fcc.curitiba.pr.gov.br.

Histórico – a voz acompanhada do violão é algo muito presente na música popular brasileira desde o final do século 19. Modinhas e serestas, algumas das primeiras gravações realizadas pela Casa Edison nos anos 1900, e os discos Canções Praieiras (1954) de Dorival Caymmi e Chega de Saudade (1958) de João Gilberto ilustram a diversidade de ritmos, sonoridades e momentos em que a sonoridade resultante do encontro da voz com o violão esteve presente.

A oficina se divide em duas partes: a primeira, expositiva, em que os ministrantes falam da própria experiência; a segunda, interativa, em que os participantes, em solo, em duo ou outras formações, poderão trabalhar suas canções no formato de masterclass.

 

Workshop Caminhos interpretativos para voz e violão – Ana Salvagni e Eduardo Lobo
Data: 24 de março
Horário: 10h às 12h
Inscrições: anacardoso@fcc.curitiba.pr.gov.br
Local: Conservatório de MPB
Valor: R$ 30,00