Azeites e seus bons companheiros

 

O trajeto do eléctrico 28 (bonde, para brasileiros), em Lisboa, está mais charmoso desde a abertura do D’Olival Azeites e Cia, na freguesia da Misericórdia (entre o Bairro Alto e a Calçada da Estrela). A loja foi aberta em agosto de 2017.

D’Olival é um projeto luso-brasileiro, do casal Helena Beghetto e Lino Rebolo. Ela brasileira (de Curitiba), ele português (do Funchal, Ilha da Madeira). Olival é a área cultivada de oliveiras.

A loja vende azeites de alta qualidade, muitos dos quais premiados, e seus companheiros, como os proprietários assim os definem. “Estão no rol produtos com ingredientes que tenham azeite na composição, como os sabonetes, ou os que têm o azeite como complemento, como são os sais e outros temperos”, diz Rebolo.

Menu – a D’Olival abriu as portas com uma cartela de 16 produtores (alguns com mais de um tipo de azeite), que inclui premiuns, orgânicos e temperados, produzidos do norte ao sul de Portugal, de Trás os Montes ao Algarve. Atualmente são cerca de 70 tipos, sendo que algumas marcas produzem mais de um.

São produtos de pequenos produtores portugueses, todos com alto padrão de qualidade, com tamanhos de embalagens e preços para todos os gostos e bolsos.

Para atender viajantes e turistas, as embalagens têm tamanhos diversos, de 500ml, 250ml, 100ml e 20 ml, estas duas últimas com volumes para serem levadas na bagagem de mão. “É comum que as pessoas deixem as compras para a última hora, quando a bagagem a ser despachada já está fechada. Por isso, temos embalagens menores que podem ser levadas na bagagem de mão, tanto em vidro como em latas”, explica.

Companheiros – como complementos aos azeites, a D’Olival oferece outros produtos como a pasta de azeitonas (verde e preta), sal temperado,  e temperos com frutas e legumes desidratados (que também podem ser adicionados a iogurtes, cremes e sobremesas).

Também estão como bons companheiros, peças diferenciadas do artesanato português como pratos de cortiça, tábuas de madeira de oliveira, galheteiros (cortiça e cerâmica), azulejos e sabonetes feitos e embalados à mão.

Além do charme da loja, instalada num prédio secular de Lisboa, a D’olival faz degustações de azeites, acompanhadas de pães e vinhos.

E, para completar, jazz e a boa música brasileira e portuguesa recebem o cliente.

D’Olival Azeites e Cia

Rua Poiais de São Bento, 81

bairro Misericórdia (eléctrico 28)

Lisboa / Portugal

dolival.azeites