Além da língua portuguesa, os autores têm em comum o desejo de contar em versos os encantos vividos na infância.
O livro é marcado pelo diálogo da poesia entre eles: o José de cá construía um poema sob o tema de um poema enviado pelo José de lá e vice-versa.
A única regra era que os poemas fossem construídos em quatro quadras e tivessem rimas no segundo e no quarto versos.
Ao todo, 22 temas estão presentes no livro Infâncias: aqui e além-mar – entre eles amigos, brinquedos, sonhos, filmes, medos, doce e salgado, viagens e músicas.
Os poemas são permeados por ilustrações que também atravessam o oceano Atlântico, feitas pelos ilustradores Catia Vidinhas, de Portugal, e Guazelli, do Brasil, que dão vida e cores aos versos.
O projeto gráfico, desenvolvido pela designer Raquel Mastushita, é outro diferencial, pois apresenta ao leitor um José em cada página, aproximando autores que nasceram na década de 1950, um no Velho e outro no Novo Mundo, mas que neste livro unem-se pelo espírito da língua, pelas ancestralidades e pelo sabor da infância.
Em breve, Infâncias: aqui e além-mar também estará disponível na versão em e-book. Acesse o link e confira trechos da obra: https://bit.ly/3gAZghq
Dia de Portugal – No dia 10 de junho é comemorado o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Nesta data, homenageia-se o poeta Luís Vaz de Camões, autor de Os Lusíadas, maior obra épica de Portugal. Camões morreu no dia 10 de junho de 1580.
A data é considerada também o Dia da Língua Portuguesa.