Com 35 anos de história, o Shopping Mueller tem uma equipe de 272 colaboradores, sendo 100% por contratação direta.
Mas um dado chamou atenção nas pesquisas sobre o perfil dos colaboradores: 44% destes possuíam um baixo grau de escolaridade, não tendo completado o ensino médio.
A pesquisa apontou também casos de analfabetismo. A partir da identificação desta situação, o shopping buscou formas para superar os obstáculos da educação, visando promover um futuro melhor para seus colaboradores, com mais qualidade de vida e perspectivas de crescimento.
Foi então que surgiu o projeto Alfabetizando e Derrubando Barreiras. O projeto deu tão certo que recebeu prata na categoria Gestão de Equipes, no Prêmio Abrasce 2018, a premiação, considerada a mais importante do segmento de varejo.
Em parceria com o Sesi, o shopping implantou o programa oficial do ministério da Educação, Educação de Jovens e Adultos, destinado às pessoas que não deram continuidade em seus estudos e para aqueles que não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental e/ou Médio na idade apropriada.
Participam do projeto 42 pessoas e os resultados positivos já são observados, com redução para zero do número de colaboradores analfabetos na empresa, redução do absenteísmo, assim como na taxa de turnover.
“Com esse projeto, o Shopping Mueller quer proporcionar oportunidades de crescimento na vida destes colaboradores, além de mais qualidade de vida”, disse a superintendente Daniela Baruch.
As aulas são ministradas no Mueller por professores do Sesi. O material didático
também é impresso e encadernado pelo mall e oferecido aos colaboradores sem
custo.
Com duração de 18 meses, ao término do programa, todos os
colaboradores receberão um certificado de conclusão referente ao grau de
escolaridade cursado.