Vinícius Ferreira Marques de Oliveira, aluno do 9° ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Asa Sul, conquistou medalha de prata na Olimpíada de Matemática do Distrito Federal.
Graças a ele e a outros três estudantes – Bernardo Fontes Rollemberg Leite, Rafael Bruno de Araújo e Mateus Carlos Barcelos – a escola obteve o 1° lugar na classificação regional da olimpíada.
É que a média dos quatro juntos foi a mais alta entre todas as escolas que participaram da competição. Das 20 questões propostas na prova, Vinícius acertou 14; Bernardo, 15; Rafael, 17; e Mateus, 17.
Os resultados renderam bolsas de estudo em pós-graduação em Psicopedagogia Clínica aos professores de Matemática dos competidores. A premiação acontecerá no dia 10 de dezembro, em cerimônia no Museu da República.
A OMDF é uma competição criada para selecionar estudantes aptos a participarem da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Podem participar da OMDF todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio, de escolas públicas ou privadas, da Capital Federal. A OMDF é organizada em duas fases que ocorrem nos meses de maio e agosto de cada ano.
Já as provas da OBM foram aplicadas no último dia 14 de novembro, mas os vencedores da competição só serão conhecidos no dia 21 de dezembro. Entre os objetivos da OBM está o de selecionar estudantes para representar o Brasil em competições internacionais de Matemática.
No Colégio Marista Asa Sul, os alunos se inscreveram para participar da OMDF por meio do Projeto Matemática Além da Conta, desenvolvido de março a outubro com o objetivo de aprofundar os conceitos e resoluções de situações-problema da Matemática.
As aulas foram ministradas todas as segundas-feiras, em dois horários e para dois níveis de conhecimento. Em torno de 40 alunos se inscreveram para participar do projeto, que contou com o professor Wilson de Araújo Junior, ministrando aulas para alunos do 6º e 7º anos (nível 1) e com o professor Luciano Alvares Alves, ministrando o conteúdo para alunos do 8º e 9º anos (nível 2).
Os docentes comemoraram os resultados. “Essas conquistas significam que estamos no caminho certo. Buscamos a excelência acadêmica e temos trabalhado e incentivado os alunos a darem o melhor de si. Nossos resultados internos e externos têm mostrado isso”, comemora o professor Wilson.
Alves ressaltou que as Olimpíadas representam um grande estímulo para melhorias de resultados. “As aulas foram sempre motivadoras e desafiadoras. Sendo assim, com tanto esmero e dedicação de todos envolvidos no processo do projeto, alcançamos o primeiro lugar na OMDF, e isso significa muito para os alunos e os professores de Matemática do Colégio Marista de Brasília”, ressalta o professor.