O diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) em seu primogênito, Enrico, motivou a família Matos a criar o Instituto Ico Project, iniciativa inédita no Brasil para ajudar outras famílias a lidar com o autismo, oferecendo um misto de lazer e educação especiais para essa condição.
“O surgimento do instituto veio como forma de transformar em legado positivo a circunstância que vivemos com o diagnóstico de autismo de nosso primeiro filho, o Ico”, diz a empresária Elyse Matos, fundadora do projeto ao lado do marido, Emiliano.
O lançamento acontece nesta quarta-feira, 29, 18h30, na Prime Store da Construtora San Remo, localizado no Ecoville.
Será feita também a apresentação do maior evento de capacitação do país voltado ao autismo na escola no Auditório PotyLazzarotto do Museu Oscar Niemeyer (MON), marcado para acontecer em novembro.
O Ico Project é um instituto com base na capital paranaense. Atualmente está em obras e se prepara para oferecer um centro para que crianças com autismo possam receber tratamentos adequados e realizar atividades físicas, além de oferecer às famílias conforto, conhecimento e um ambiente alegre e cativante.
Enquanto isso, com os objetivos traçados, o Ico Project estabeleceu uma parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e com a fundação norte-americana AutismSpeaks para a implantação de um programa internacional de treinamento e capacitação de pais e/ou cuidadores de crianças de dois a nove anos com atraso de desenvolvimento, principalmente autismo.
O programa surge também para beneficiar famílias menos privilegiadas financeiramente, pois os custos do tratamento multidisciplinar completo são elevados.
Segundo dados do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), uma família cujo membro tenha autismo tem despesas na ordem de 4 a 6 vezes maiores em relação àquelas que não têm crianças com TEA.
O total de custo anual do tratamento de crianças com TEA naquele país foi estimado em US$11,5 bilhões, incluindo tratamento médico, terapias, educação especial e perda de produtividade dos pais.