A Agendinha, aplicativo criado pela empresa curitibana OnePlanet, para berçários e escolas de educação infantil (pré-escola), está sendo usada por centros infantis da capital paranaense e a previsão é de que outras escolas adotem o sistema alternativo à agenda escolar de papel. É um meio de ajudar as escolas a evoluírem seus processos internos e a racionalizar o tempo.
“O aplicativo possibilita uma melhora na comunicação e interação com as famílias, pois muitas já não estavam mais acompanhando a agenda de papel. O funcionamento é simples e muito intuitivo”, afirma Elaine Breda Schwaner, desenvolvedora do app.
Dentre as funcionalidades estão os bilhetes e a solicitação de materiais, organização dos remédios prescritos para as crianças por horário – sempre que necessário.
A escola pode visualizar o histórico de saúde da criança, como alergias, restrições alimentares, nome e telefone do pediatra.
Outra vantagem do aplicativo é que os pais podem visualizar o cardápio da escola e são informados sobre o comportamento alimentar da criança. Ainda, como ela passou o dia, horário de sono, uso do banheiro ou trocas de fraldas, como estava a saúde e a disposição.
“Os pais também podem acompanhar visualmente, por fotos e mensagens que são enviadas pela escola, as atividades desenvolvidas pela criança, além de programações da proposta pedagógica”, afirma Elaine.