Como vai sua saúde mental?

A Universidade Federal do Paraná inicia na próxima terça-feira, 15 de maio, um ciclo de palestras que vai colocar em pauta um tema cada vez mais presente no meio acadêmico, assim como na sociedade de maneira geral: a saúde mental.

Serão 12 palestras até o fim do ano, com especialistas de diversas áreas e instituições, do Paraná e de outros estados.

O evento é aberto e gratuito. Os interessados podem se inscrever no dia das palestras. Haverá certificação para quem tiver freqüência de pelo menos 75%.

A palestra de abertura, que acontecerá às 19 horas na Sala Memória do Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade, será sobre Medicalização da existência – tema que será abordado pelo médico Paulo Poli Neto, do Departamento de Saúde Coletiva da UFPR.

Intitulado Política e saúde mental, o ciclo traçará, ao longo de seis meses, um extenso panorama dessa questão que, ao mesmo tempo que atinge cada vez mais pessoas, para muitos ainda é um assunto tabu.

Embora seja aberto a qual interessado, o evento é parte de um esforço que a universidade vem empreendendo desde o ano passado para criar um rede interna de apoio e acolhimento a estudantes com algum tipo de problema relacionado à saúde mental.

O primeiro passo foi a criação de uma comissão formada por representantes das pró-reitorias de Assuntos Estudantis, de Graduação e de Extensão e Cultura e dos cursos de Medicina e Psicologia, que mapeou os locais de acolhimento em saúde mental existentes na UFPR.

Agora, a intenção é integrar todos esses serviços e estabelecer uma rede conectada com os Centros de Apoio Psicossocial do SUS, de maneira a garantir que, não importa por onde entre, o aluno terá o encaminhamento adequado.

“Esse trabalho passa pela sensibilização de todos os envolvidos no relacionamento com nossos alunos – direções de setores, coordenações de cursos e outras unidades – e dos próprios estudantes, promovendo o acolhimento entre pares”, afirma a  pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFPR, Maria Rita de Assis César. “

É importante que um aluno que veja um colega permanente triste ou isolado saiba que pode estar ocorrendo algo mais sério e que existe uma rede que pode ajudá-lo.”

O ciclo de palestras é uma parceria entre a PRAE e o Departamento de Filosofia da UFPR. O organizador, professor Leandro Neves Cardim, lembra que a saúde mental é uma questão multifacetada e que ainda é vista com bastante estranhamento. “Precisamos ‘normalizar’ esse tema, no sentido de falar dele abertamente e de forma adequada”, diz.

PROGRAMAÇÃO – CICLO DE PALESTRAS DE POLÍTICA E SAÚDE MENTAL

15 de maio -19 às 22 horas
Local: Sala da Memória – Prédio Histórico da UFPR – Praça Santos 
Tema: Medicalização da existência
Palestrante: Paulo Poli Neto – médico e professor do Departamento de Saúde Coletiva da UFPR
Página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/2075823846076221/

29 de maio – 19 às 22 horas
Local a definir
Tema: Crise no campo da saúde mental
Palestrante: Deivisson Vianna Dantas dos Santos – Departamento de Saúde Coletiva da UFPR

19 de junho – 19 às 22 horas 
Local a definir
Tema: Drogadição
Palestante: Altieres Edemar Frei – Psicólogo integrante da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME)

7 de agosto – 19 às 22 horas
Local a definir
Mesa redonda sobre comportamentos, saúde mental e universidade
Participantes: Sabrina Stefanello (Departamento de Medicina da UFPR) e  Maria Rita de Assis César (Departamento de Educação da UFPR)

21 de agosto – 19 às 22 horas
Local a definir
Tema: Comunicação e saúde mental: a experiência da produção da série televisiva Unidade Básica
Palestrante: Helena Lemos Petta – Médica e criadora da série

4 de setembro – 19 às 22 horas
Local a definir
Mesa redonda sobre modelos de atenção em saúde mental
Participantes: Sylvia Ferraz da Cruz Cardim (médica psiquiatra), João Sátiro (psicólogo da UFPR) e  Dione Maria Menz (psicóloga do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR)

18 de setembro – 19 às 22 horas
Local a definir
Mesa redonda sobre SUS e saúde mental
Participantes: Adriano Massuda e Marcelo Kimati, do Departamento de Saúde Coletiva da UFPR

2 de outubro – 19 às 22 horas
Local a definir
Tema: Reforma psiquiátrica e saúde mental
Palestrante: Paulo Amarante – Laboratório de Estudos e Pesquisa em em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS), Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ)

16 de outubro – 19 às 22 horas
Local a definir
Tema: Direito e saúde mental
Palestrante: Haroldo Caetano da Silva – Promotor de Justiça e fundador do Programa de Atenção Integral ao Louco Infrator (PAILI)

30 de outubro – 19 às 22 horas
Local a definir
Tema: Reabilitação psicossocial no Brasil
Palestrante: Ana Maria Fernandes Pitta, professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania da USP e UCSAL

13 de novembro – 19 às 22 horas
Local a definir
Tema: Políticas públicas de saúde mental
Palestrante: Pedro Gabriel Delgado, professor do Departamento de Medicina da UFRJ

27 de novembro – 19 às 22 horas
Local a definir
Tema: Vida e saúde mental
Palestrante: Roberto Tykanori Kinoshita, professor do Departamento de Medicina da UNIFESP