Vox Urbe (literatura!)

Um fim de semana para prestigiar, ouvir e trocar ideias com quem produz literatura.

Dias 18, 19 e 20 de maio, no Teatro Novelas Curitibanas, o público poderá participar do quarto e último encontro do ano do Vox Urbe, evento literário criado para dar voz e espaço aos poetas locais e convidados.

Na programação, música, bate-papos, leituras e oficinas que exploram a diversidade de linguagens, formatos de leitura e troca entre o público.

Dirigido pelo artista e produtor cultural Adriano Esturilho e com curadoria do poeta Ricardo Pozzo e da produtora cultural Manoela Leão, o Vox Urbe ganhou corpo este ano com quatro episódios, mais participantes e convidados de outros estados. Toda a programação é gratuita mediante a lotação do espaço. Para participar das oficinas, o público precisa se inscrever por meio do site www.voxurb.art.br

Na sexta-feira (18/05), o Teatro Novelas Curitibanas recebe a abertura do evento às 19 horas, seguido do debate “Encontro com os Coletivos”, que reúne os coletivos de literatura Pontes Outras, Toten & Pagu e o Coletivo Marianas. Às 21 horas, o Coletivo Poesia Abstrata conduz recitais e leituras acompanhados de sonorização.

No sábado (19/05), entre as 14h30 e às 17h30, será realizada a oficina “Os Poetas de Tróia”, conduzida pelo crítico e poeta carioca Carlito de Azevedo. Nesse encontro, o autor instiga a criação de experimentações poéticas do público sobre o tempo presente (de conflito, derrota e potência) por meio da leitura de poemas que se instauram como zonas de conflito, como os do polonês Zbigniew Herbert, dos russos Maiakóvski e Anna Akhmátova, dos alemães Brecht e Celan, entre outros autores.

No mesmo horário, o poeta e professor de Língua Portuguesa, Paulo Bearzot,i ministra uma segunda oficina que propõe leitura e debate sobre poemas e poetas que representaram a poesia política brasileira dos séculos 19 e 20, como Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Ferreira Gullar. Além disso, Bearzoti também irá conduzir a criação de textos poéticos com base nas perspectivas e abordagens trabalhadas.

Às 18 horas, o Teatro Novelas Curitibanas é palco do debate “Conversa com as Editoras”, que reúne representantes da Kotter Editorial, Editora Patuá, Editora Medusa, Kafka Edições e a Editora UFPR.

A última atividade do dia acontece às 19h30 com um bate-papo ministrado por Carlito de Azevedo e Paulo Bearzoti.

No domingo (20/05) o evento começa com duas oficinas que vão das 14h30 às 17h30. A primeira será ministrada pelo escritor Anelito Oliveira e busca estimular a construção do texto lírico que tem em seu sujeito o seu estímulo fundamental na problemática política em geral com foco na América Latina e no Brasil. A atividade se divide em três partes, sendo a primeira a apresentação do conceito de poema político, a segunda uma análise de diversos exemplos deste gênero, e a terceira parte dedicada à construção de poemas políticos.

A segunda oficina, conduzida paralelamente pela autora londrinense Edra Moraes, aborda a poesia feminina contemporânea no Brasil com o objetivo de analisar a percepção do eu lírico feminino de algumas das mais significativas poetas que atuam no país nos dias de hoje, propondo averiguar a possibilidade desse eu lírico ter ou não uma estética diferenciada.

Às 18 horas, Anelito Oliveira e Edra Moraes se juntam para a realização de leituras e de mais um bate-papo com o público. O Vox Urbe tem encerramento a partir das 19h30 com mais leituras e o show “Vira Lata”, protagonizado pelo músico e compositor paulista Chico Paes.