Instituto Shogun Rua terá projeto social

O campeão de MMA Mauricio ‘Shogun’ Rua lançou o Instituto Shogun Rua, em prol de crianças e adolescentes de comunidades vulneráveis.

A primeira unidade do Instituto será no Parque da Barreirinha, em Curitiba, cedido pela Prefeitura. O acordo de cooperação, assinado pelo prefeito Rafael Greca, prevê a recuperação do parque além de beneficiar 80 adolescentes da Vila Leonice, em situação de vulnerabilidade social, por meio das lutas marciais.

Esta será a primeira etapa do projeto Trilhando nos Caminhos da Sustentabilidade e da Prevenção: Uma Luta Necessária, do Instituto Shogun Rua. “A ideia é contribuir para a redução da violência e do uso de drogas”, disse Shogun.

A triagem dos adolescentes será feita por meio da Secretaria da Defesa Social e demais setores da Prefeitura.

As atividades acontecerão no espaço de eventos do parque, que será revitalizado pelo Instituto. Entre as ações previstas estão aulas de práticas esportivas e as oficinas com temas como prevenção ao uso de drogas e sustentabilidade. Além disso, o Instituto ainda prevê a participação das famílias dos jovens, selecionados de acordo com o risco socioeconômico.

A Oficina da Luta tem como objetivo: Inclusão Social; Habilidades de Vida; Cidadania; Esporte e Saúde; Redução da Violência e uso de SPA; Revelar talentos; formar novos exemplos; sociedades sustentáveis; Carreira no Esporte e atendimento biopsicossocial. O público alvo será de crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, jovens de 15 a 17 anos e pais e/ou responsáveis.