O Museu Oscar Niemeyer (MON) faz a exposição “Diálogo Design: Polônia Brasil”, que inaugura no dia 12 de abril de 2018, às 19h. A mostra tem curadoria de Magda Kochanowska e Ewa Solarz, da Polônia, e de Gabriel Patrocínio, do Brasil.
A exposição reúne cartazes históricos e contemporâneos e apresenta ícones do design polonês e brasileiro, estabelecendo uma justaposição entre design de produtos e design gráfico.
Os trabalhos históricos da “Escola Polonesa de Cartazes” são exemplos de obras antigas usadas para a promoção da Polônia no exterior.
Inspirados nos trabalhos dos seus predecessores, designers gráficos contemporâneos desenvolveram cartazes sobre os seus respectivos países.
Representando a Polônia temos: Robert Czajka, Małgorzata Gurowska, Marta Ignerska, Dawid Ryski e Tymek Jezierski. Do lado brasileiro, foram convidados Bruno Porto, Fabio Lopez, Rico Lins, Grande Circular e Estúdio Mola.
Há, também, produtos industriais contemporâneos considerados icônicos para o design da Polônia e do Brasil.
Os produtos serão agrupados em cinco categorias, com estúdios e designers brasileiros e poloneses lado a lado: Vzór / Furf Design (móveis), Agnieszka Bar / Jader Almeida (vidro), Alicja Patanowska/ Holaria (porcelana), Kosmos Project / Sérgio Matos (tradição), Zieta Prozessdesign / Domingos Tótora (inovação).
De acordo com o curador Gabriel Patrocínio, “encontros acidentais, como este que originou a exposição em questão, permitem que os designers de países tão distantes como a Polônia e o Brasil descubram áreas de experiências, aspirações e iniciativas em comum”, explica.
As histórias e os contextos distintos referentes aos dois países não constituem um obstáculo para que estes grupos possam olhar juntos para o “espelho” metafórico e vejam nele as semelhanças do outro lado. O design gráfico, assim como os cinco grupos de objetos formam, neste caso, um certo eixo em torno do qual desenvolve-se um diálogo polaco-brasileiro sobre o design.