Rejuvenescimento facial: uma questão de saúde
A palavra estética vem do grego e significa sensação, percepção e sensibilidade. Filósofos como Platão, Aristóteles, Sócrates refletiram sobre o belo e buscaram definições. A busca pela juventude acompanha o homem desde sempre.
Na dermatologia, o rejuvenescimento facial ganha novos tratamentos e tecnologias com grande velocidade e resultados cada vez mais impressionantes. O objetivo de todos eles é dar mais saúde à pele do rosto.
Segundo a dermatologista Natasha Unterstell, todo o tratamento facial tem a finalidade de restabelecer a hidratação e o viço da pele, clarear manchas e atenuar marcas de envelhecimento.
A perda de viço, marcas e manchas são consequências fisiológicas e afetam todas as pessoas. Todavia, a medicina trabalha na busca de tratamentos que atenuem o impacto do tempo.
Nas mulheres, por exemplo, pode haver alterações no período da menopausa e climatério e, de um modo geral, os fatores externos também são vilões da pele, como o sol, vento, frio, poluição e a má alimentação.
O rosto é a parte do corpo mais exposta a agressões da natureza e também reflete diretamente o estado de espírito e a autoestima. Hábitos simples e alguns cuidados frequentes podem colaborar para a saúde da pele.
Os procedimentos também ajudam e devem ser feitos por profissionais qualificados, sem exageros e com criteriosa indicação.
Dicas da dermatologista para um rosto bonito e saudável:
– Limpeza da pele com sabonetes livres de sabão e específicos para seu tipo de pele
– Uso de hidratantes com antioxidantes
-Proteção solar
– Prevenção do surgimento de rugas com aplicação de toxina botulínica e ácido hialurônico
– Renovação da pele, clareamento de manchas e estímulo de colágeno com peelings e lasers
– Tomar bastante água
– Alimentação equilibrada