No domingo, dia 13 de julho, acontece no Vale da Música, workshop de percussão com os grupos Batuque das Minas e Bateria Avalanche. O projeto cultural é apresentado pelo Ministério da Cultura e Bradesco. O aulão é gratuito e aberto ao público.
É preciso fazer inscrição prévia pelo Instagram do Vale da Música e não há pré-requisito. Os grupos que conduzirão o workshop são conhecidos na cena da percussão de Curitiba e pretendem trazer muita animação para o público que comparecer.
O pessoal do Batuque das Minas, que conduz a oficina das 13h às 15h, é formado por mulheres das baterias universitárias de Curitiba. Já o grupo Bateria Avalanche, que assume o workshop das 15h às 17h, é a bateria universitária dos cursos de Engenharia e Arquitetura da UTFPR, conhecida pelas performances vibrantes e presença em eventos como o Curitibatuque.
A atividade faz parte do Palco Aberto, projeto integrante do Vale da Música, que pretende ocupar o palco da Ópera de Arame com ensaios de escolas de dança, música ou teatro, assim como com a realização de oficinas e outras manifestações artísticas, em momentos em que o espaço está ocioso e não há montagem de eventos.
Além de workshops, como é o caso do aulão de percussão, o Palco Aberto já recebeu oficina de pandeiro, ensaios abertos de flamenco, de bandas, e, recentemente, o grupo de sopros e percussão do Garoto Cidadão, projeto de Araucária que trabalha com jovens e que tem o objetivo de democratizar a arte e ampliar a participação dos jovens em apresentações externas. Os grupos interessados em participar do projeto podem procurar o Vale da Música via DM no Instagram.
Preço para entrada no Vale da Música: R$16,00 inteira e R$8,00 meia-entrada. O benefício é válido para pessoas que estejam dentro da lei da meia-entrada, crianças de até 12 anos e para moradores de Curitiba e região metropolitana, que precisam levar um comprovante de residência para obter o desconto. Às quartas-feiras, moradores de Curitiba que comprovarem residência têm entrada gratuita (exceto feriados).
Rua João Gava, 970 – Abranches, Curitiba