Pela segunda vez consecutiva, monges do Mosteiro tibetano Drepung Loseling vêm a Curitiba oferecer apresentações e ensinamentos místicos ao público em geral. Desta vez, eles vêm acompanhados do Mestre tibetano Geshe Lobsang Dhondup, que oferecerá retiro com ensinamentos.
Em 2024, os monges estiveram em Curitiba e construíram uma tradicional mandala de areia. Neste ano, a mandala será ritualisticamente desfeita e outra construída no lugar, simbolizando a impermanência das coisas.
A turnê dos monges passará por cidades do Brasil e tem o objetivo de comemorar os 90 anos do XIV Dalai Lama, no dia 6 de julho, exatamente quando os monges estarão em Curitiba. Trata-se de um evento que está sendo visto como muito importante no mundo todo, não só pela longevidade deste Dalai Lama, mas pela sua história de vida.

Em Curitiba, a programação começa no dia 2 de julho com apresentação pública no auditório da FESP, com a palestra de Geshe Dhondup. Haverá o cântico profundo e multifônico dos monges, único no mundo, que entoam mantras sagrados acompanhados de instrumentos tradicionais tibetanos.
De 3 a 6 de julho os mestres tibetanos estarão na sede rural do Centro de Estudos Budistas Bodisatva, em Quatro Barras, Região Metropolitana de Curitiba. Haverá abertura solene e ensinamentos com Lobsang Dhondup, bem como Meditação, cantos sagrados e a criação da Mandala de Tara Vermelha. Esta é uma mandala muito especial, destinada a transformar as energias em vibrações auspiciosas e de compaixão.
Haverá palestra sobre cultura da paz e valores universais e nova apresentação dos monges, com música sagrada e cânticos monásticos.
Todas as atividades terão a participação ativa do Lama brasileiro Padma Santem, que reside na sede budista de Quatro Barras. Segundo Bruno Davanzo, coordenador do evento, “as atividades são abertas a pessoas de todas as crenças, pois o Budismo é inclusivo. Não deseja converter pessoas, mas promover a cultura de paz. Paz na mente, no coração e na sociedade. Todos são bem-vindos”. Ele acrescenta que é a oportunidade de ter contato com mestres autênticos da linhagem tibetana de Budismo, receber bênçãos e testemunhar as práticas espirituais.
Este ciclo de eventos é realização do Centro de Estudos Budistas Bodisatva, do Drepung Loseling Monastery e da Tibet House Brasil, com apoio de Sua Santidade o Dalai Lama. Dada a grande procura, as vagas para todas as atividades dos mestres tibetanos em Curitiba podem ser garantidas por meio de inscrições, disponíveis nos links divulgados a seguir. “
Informações e inscrição https://cebb.org.br/turne2025sukhavati
2 de julho | CURITIBA – Palestra e Apresentação
Tema: Abrindo o Coração: Despertando a Mente da Bondade Universal
Horário: 19h30
Local: Auditório da FESP
Com: Geshe Lobsang Dhondup e monges do Monastério Drepung Loseling
3 a 6 de julho | QUATRO BARRAS – CEBB SUKHAVATI – Retiro de Ensinamentos e Mandala de Areia
Tema: Originação Dependente – “Aquele que vê a originação dependente vê o Dharma, e aquele que vê o Dharma vê o Buda.”
Abertura com cerimônia solene
Ensinamentos com Geshe Lobsang Dhondup
Meditação, cantos sagrados e a criação da Mandala de Tara Vermelha
6 de julho | CURITIBA – Celebração dos 90 anos de Sua Santidade o Dalai Lama
Tema: Cultura de Paz e Valores Universais
Horário: 16h
Local: Auditório da FESP
Com: Geshe Lobsang Dhondup e monges tibetanos
Atividades: Palestra, Música Sagrada e Cânticos Monásticos