Desde a fundação, há 21 anos, o Instituto de Neurologia de Curitiba (Hospital INC) trabalhou para que a dieta hospitalar fosse aliada na recuperação dos pacientes. Levou a humanização para a cozinha, aprimou a equipe e o preparo dos alimentos para combinar as prescrições médicas e qualidade nutricional com refeições saborosas.
Esta dedicação tornou o cardápio um dos pontos fortes da instituição. Todos os meses, o hospital serve 23 mil refeições para pacientes, acompanhantes e funcionários, divididas em desjejum, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

O conhecimento adquirido, ao longo dos anos, para oferecer uma comida afetiva dentro do hospital será compartilhado durante o 1º Workshop de Gastronomia Hospitalar do Hospital INC. O evento será no dia 26 de junho, no Espaço Flávia Gazola & Marcela Borin, no bairro Água Verde, e é direcionado para quem já atua com gastronomia ou no ramo de alimentação hospitalar. “Mesmo sendo algo trivial, entendemos que uma simples refeição oferece conforto em uma situação de fragilidade, como um paciente internado”, disse Regina Montibeller, diretora administrativa do Hospital INC.
O workshop será um encontro imersivo e prático, contará com aula demonstrativa e expositiva, e vai abordar desde o gerenciamento da cozinha e inovações na área, até o passo o passo de receitas que fazem parte do cardápio servido aos internados e colaboradores.
O trabalho desenvolvido pela gastronomia hospitalar do INC se reflete no sabor, aroma e na apresentação das refeições. A proposta é apresentar um pouco da rotina da cozinha do hospital ao preparar pratos com os insumos que são usados na instituição, dando prioridade ao equilíbrio alimentar: arroz, feijão, oleaginosas, carnes, frutas, pães e temperos naturais, que também contenham funcionalidade e benefícios ao paciente como gengibre, cúrcuma, limão, alho, cebola, salsinha e cebolinha.

No workshop serão preparadas opções de entrada, prato principal e sobremesa: canja do INC, espaguete de legumes, peixe com crosta de castanhas e purê de batata doce, farofa de sementes com fraldinha assada e cebolinhas carameladas, polenta cremosa com ragu de cogumelos, além de mini moranga recheada com mousse doce de leite, e sagu de leite com creme de manga (diet, sem glúten e sem lactose). Durante o evento, os participantes poderão degustar as preparações.
Gastronomia INC
De acordo com a nutricionista e chefe de cuisine do INC, Suellen Nascimento da Silva, a gastronomia nos hospitais surgiu como uma forma de desmistificar a fama de que “comida de hospital é ruim”.
“Pacientes que comem bem se recuperam mais rápido, reduzindo o tempo de internamento. A gastronomia dentro do hospital é por si só uma inovação, pois traz técnicas, aprimora a apresentação das refeições, destaca sabores e faz um melhor aproveitamento dos alimentos e nutrientes. Os nossos pacientes sempre se referem às nossas refeições como um ‘abraço’ de carinho no momento da alimentação”.
Uma inovação da gastronomia hospitalar do INC é oferecer aos pacientes um atendimento personalizado, valorizando suas necessidades e preferências, adequando as refeições conforme a prescrição nutricional, restrições e alergias alimentares. “A alimentação hospitalar, quando bem planejada e agradável, estimula o apetite, melhorar a adesão à dieta prescrita e até mesmo pode reduzir o tempo de internação. Por isso, além dos cuidados com a nutrição, as refeições do INC despertam memórias afetivas, proporcionando uma sensação de conforto e bem-estar. Nossa culinária é cuidadosamente planejada em preparações que remetem boas experiências aos pacientes”, disse Suellen.
1º Workshop de Gastronomia Hospitalar do Hospital INC
Dia 26 de junho a partir das 9h30
Espaço Flávia Gazola & Marcela Borin – Cozinha Afetiva
Rua Goiás, 1125 – Água Verde, Curitiba/PR)
Inscrições R$ 100,00 (brinde livro Culinária INC)
www.eventosinc.com.br