A Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI 2024) acontecerá em Curitiba, nos dias 17, 18 e 19 de março de 2024. O encontro reúne autoridades públicas, profissionais e empresas líderes de de vários países que compartilharão experiências e conhecimentos sobre o modelo de Destino Turístico Inteligente.
O evento é organizado pelo Instituto Cidades do Futuro e pela Fundação Ciudad de La Plata, e tem o apoio do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba, que será a cidade-sede, além do Ministério do Turismo do Brasil, da Secretaria de Estado do Turismo do Paraná, e do Banco de Desenvolvimento da América Latina; além do patrocínio da Federação Estadual do Comércio, Fecomércio Paraná e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae Paraná.
Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente do mundo no âmbito do Smart City Expo World Congress 2023, em Barcelona, evento realizado em novembro passado.
No âmbito da FIDI 2024 será desenvolvido o Curso de Formação em Destinos Turísticos Inteligentes, certificado por seis universidades da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM), da Rede Ibero-americana de Destinos Turísticos Inteligentes e do ICF.
Esta capacitação de alto nível será gratuita para 50 funcionários públicos de toda a América Latina e buscará divulgar entre os gestores públicos vinculados aos territórios turísticos, os modelos de gestão de Destinos Turísticos Inteligentes como novas abordagens para a gestão e planejamento de destinos.
Por sua vez, a FIDI Curitiba 2024 sediará pela primeira vez a entrega do “PRÊMIOS IBERO-AMERICANOS PARA DESTINOS TURÍSTICOS INTELIGENTES”, iniciativa criada pela Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes, com o objetivo de motivar, promover e reconhecer os destinos turísticos, empresas, startups e instituições ligadas à atividade turística que exibam projetos que contribuam para a transformação e desenvolvimento dos DTIs. Esta proposta, inédita para a região, procura tornar visíveis as conquistas em torno da construção de um caminho que visa alcançar uma gestão turística mais competitiva, sistemática, sustentável e inclusiva.
Serão compartilhadas palestras e conferências, stands, experiências turísticas, circuitos temáticos e cursos internacionais. Nesse sentido, vale destacar a presença de Tatiana Turra, Presidente (Instituto Municipal de Turismo de Curitiba), Bárbara Blaudt Rangel (Diretora de Planejamento, Inteligência, Inovação e Competitividade no Turismo, Brasil), Leire Bilbao (Gerente do Órgão de Promoção Turística VisitBenidorm, Espanha), Federico de Arteaga (Coordenador do DTI Tequila Inteligente, México), Ana Biasone ( Especialista em desenvolvimento turístico sustentável e gestão pública do turismo), Claudio Quintana (Doutor em Turismo e Mestre em Economia e Turismo Sustentável), Enrique Martinez (Presidente da SEGITTUR, Espanha), Carlos Romero (Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da SEGITTUR) , Sebastián Slobayen (Secretário Geral de Relações Interinstitucionais – Professor UNNE), Ana Clara Rucci (Professora e pesquisadora e Diretora do Instituto de Pesquisa em Turismo, Argentina), Natalia Bayona (Diretora Executiva da OMT), Alexandre Biz (especialista em DTI e professor da AUGM), Adolfo Borrero Villalon (CEO da Aalto Consultores. Presidente da Cactus Servicios Energético e líder da comissão Smartcities da AMETIC), Ledys Lopez (Ph.D. em Turismo e Mestre em Estudos Urbanos-Regionais. Fundador da Rede Ibero-Americana DTI), Oscar Suarez (Diretor do INPROTUR, Professor da UADE, UNLP e UNMdP, e Mestre em Relações Internacionais pela OMT), entre outros líderes internacionais do turismo inteligente.
Para esta edição da FIDI Curitiba 2024 são esperados novos estandes, ideais para conhecer as últimas tendências e se conectar com empresas e destinos que estão transformando o panorama turístico e tecnológico.
Haverá espaços de networking para ampliar a rede de contatos em ambientes especialmente pensados para se conectar com pessoas e representantes do setor, bem como painéis e exposições de alto nível sobre o modelo de destinos inteligentes.
No âmbito dos eventos FIDI Curitiba e Montevidéu Turismo 360, nos meses de março e junho respectivamente, acontecerá o curso de formação DTI, avalizado pelo governo de Curitiba, o governo de Montevidéu, a Universidade da República, a Universidade Federal do Paraná, a Universidad Nacional de La Plata, a Universidad de Mar del Plata, a Universidade do Nordeste, o Instituto Cidades do Futuro, a Segittur e a Rede Ibero-americana de Destinos Turísticos Inteligentes.