Passar o ano novo em Paris deve ser uma experiência única e tem muitos brasileiros que buscam viver este momento na cidade luz. Mas, como em qualquer lugar do mundo, Paris tem sua cultura e particularidades.
Helena Ribeiro, historiadora e guia credenciada pelo Ministério da Cultura da França, que mora em Paris desde 2011, apresenta três curiosidades sobre a noite de réveillon na capital da França.
1 – Fogos na Torre Eiffel?
Imagina que noite especial debaixo da Torre Eiffel vendo os fogos de artifício na virada do ano? Lindo mesmo, mas vai ficar na imaginação por enquanto, pois isso na prática não acontece segundo Helena. “Muitos turistas ficam embaixo da torre esperando um espetáculo de fogos e não tem. A única data que tem fogos na famosa torre é no dia 14 de julho, quando se comemora a queda da bastilha”.
Quem quiser assistir ao show de luzes e som pode fazer isso no Arco do Triunfo.
2 – Metro de graça na virada?
Tem sim. O metrô é gratuito de 31 de dezembro a partir das 17h até o dia 1 de janeiro às 12h. “O objetivo é incentivar que as pessoas saiam sem carro e aproveitem a noite sem riscos”, explica Helena.
3 – Qual cor usar na virada do ano?
Amarelo traz dinheiro, verde traz saúde e por aí vai. Os franceses, ao contrário dos brasileiros, não têm a tradição de escolher as cores das roupas de acordo com suas intenções para o ano seguinte. Portanto, você não vai encontrar isso por lá!
O frio reina na virada do ano em Paris, pois lá é inverno. Os franceses costumam caprichar nos looks e gostam de celebrar a virada em festas, socializando com amigos.
@vivapariscomhelena