O Museu de Arte Moderna de São Paulo anunciou os nomes dos curadores do 38º Panorama da Arte Brasileira, que acontecerá de outubro de 2024 e janeiro de 2025. São eles Germano Dushá e Thiago de Paula Souza.
O título desta edição, Mil graus, indica o objetivo da curadoria em traçar um horizonte multidimensional da produção artística contemporânea do Brasil, a fim de elaborar criticamente a realidade atual do país sob o senso de urgência e a capacidade de transformação do que eles denominam um “calor-limite” – temperatura em que tudo derrete, desmancha e se transmuta.
“O Panorama da Arte Brasileira é uma mostra fundamental na história do MAM e um marco na história da arte do país. A cada edição, a exposição bienal apresenta projetos que contribuem para o debate de questões latentes da arte contemporânea”, disse Elizabeth Machado, presidente do MAM São Paulo.
Cauê Alves, curador-chefe do museu, conta que a seleção do projeto curatorial para o 38º Panorama da Arte Brasileira do MAM foi um processo debatido na Comissão de Artes do MAM. “Convidamos diversos curadores para apresentarem propostas. Depois de nos reunirmos com elas em mãos, escolhemos Mil graus para ser executado. Trata-se de um projeto que nos convida a refletir sobre a arte e o mundo contemporâneo a partir de condições extremas, tanto no sentido de questões históricas e sociopolíticas, como também em relação a discussões ecológicas e tecnológicas”, ele explica.
Mil graus
O título escolhido pela curadoria desta 38ª edição parte de uma expressão coloquial que pode assumir múltiplos significados a depender do contexto, mas que invariavelmente funciona como índice de elevada intensidade. Em texto de apresentação sobre o projeto, Germano Dushá e Thiago de Paula Souza explicam que “como mote, a ideia de uma temperatura oposta ao zero absoluto, uma temperatura máxima intransponível, cuja incidência resulta numa agitação molecular total, ou seja, capaz de derreter qualquer matéria existente, serve como ponto de imaginação para pensar contextos com alta taxa de variação ambiental e situações envolvendo processos de combustão, eletricidade e atrito.
O corpo da mostra, que será anunciado em março de 2024, reunirá artistas que abordam, de modo singular ou subjetivo, questões históricas, sociopolíticas, ecológicas, tecnológicas e espirituais.
38º Panorama da Arte Brasileira: Mil graus
Curadoria: Germano Dushá e Thiago de Paula Souza
Período expositivo: outubro de 2024 a janeiro de 2025
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Endereço: Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – acesso pelos portões 1 e 3)
Horários: terça a domingo, das 10h às 18h (com a última entrada às 17h30)
Ingressos: R$30,00 inteira e R$15,00 meia-entrada. Aos domingos, a entrada é gratuita e o visitante pode contribuir com o valor que quiser. Para ingressos antecipados, acesse mam.org.br/visite
*Meia-entrada para estudantes, com identificação; jovens de baixa renda e idosos (+60). Gratuidade para crianças menores de 10 anos; pessoas com deficiência e acompanhante; professores e diretores da rede pública estadual e municipal de São Paulo, com identificação; amigos e alunos do MAM; funcionários das empresas parceiras e museus; membros do ICOM, AICA e ABCA, com identificação; funcionários da SPTuris e funcionários da Secretaria Municipal de Cultura.
Telefone: (11) 5085-1300
Acesso para pessoas com deficiência
Restaurante/café
Ar-condicionado
Mais informações:
MAM São Paulo
www.instagram.com/mamsaopaulo/
https://www.facebook.com/mamsaopaulo/