Com o mote “Histórias que previnem”, o Hospital Erasto Gaertner inovou e “rejuvenesceu” a campanha Outubro Rosa deste ano, com a criação de um vídeo que busca impactar mulheres mais jovens na luta de combate ao câncer de mama.
Unindo humor e conscientização, “Meninas Prevenidas” é uma paródia do filme americano “Meninas Malvadas”, sucesso de 2004, e movimenta o público-alvo nas redes sociais. O vídeo, idealizado pela equipe de Marketing do Erasto recria uma cena icônica com os personagens principais do filme, que durante um diálogo apresentam o trio de meninas que incentivam a prevenção do câncer.

O objetivo da ação é inspirar mulheres jovens a praticarem a prevenção e a buscarem o diagnóstico precoce o mais cedo que puderem. “Um estudo muito importante, chamado Amazona, revela que 40% dos tumores de mama têm acometido mulheres abaixo dos 50 anos no Brasil e, geralmente, em estágios mais avançados. Nos últimos anos temos recebido pacientes ainda mais novas para tratamento do câncer de mama no hospital. Se essas mulheres não estiverem atentas ao seu corpo e não fizerem os exames de rastreamento, elas tendem a detectar os tumores em fases mais avançadas, o que diminui as chances de cura do câncer”, disse Danila Hubie, mastologista do Hospital Erasto Gaertner.
As principais dicas citadas pelas personagens do vídeo do Hospital Erasto Gaertner são a prática rotineira de exercícios físicos, realização de exames preventivos, vacinas em dia e a busca constante de informação de qualidade. “Desta maneira, alcançando um público mais jovem, acreditamos na multiplicação dessa mensagem: o quanto antes adotarmos atitudes que promovem a prevenção, maiores as chances de evitar o surgimento de doenças, principalmente o câncer”, afirma Milena Ramos, uma das criadoras do roteiro de Meninas Prevenidas.