Informações fundamentais sobre descarte correto do lixo, economia de energia, saneamento, mobilidade urbana, entre outros temas ambientais são o foco da campanha CIDADE AMA, que começou a ser divulgada pela Pavi Ambiental em Paranaguá, Cianorte e Maringá.
Além de orientar a população sobre as melhores práticas ecológicas, são veiculados no YouTube, Facebook e Instagram e no site cidadeama.com.br os horários da coleta seletiva, dicas de segurança em um espaço contínuo para o esclarecimento de dúvidas e solicitações.
As peças mostram não apenas o dia-a-dia profissional aos trabalhadores da limpeza pública, que nestas cidades são conhecidos como Agentes Municipais Ambientais, mas também aspectos pessoais e familiares, aumentando a autoestima dos trabalhadores e colocando-os como parceiros da população.
Segundo a coordenadora de marketing da Pavi Ambiental, Ana Victória Storelli, um dos grandes diferenciais da campanha é dar protagonismo a esses trabalhadores, que muitas vezes são “invisíveis” aos olhos da população. “Percebemos que a com a maior visibilidade dos Agentes Municipais Ambientais a população passou a colaborar e valorizar mais o trabalho deles”, diz.
O AMA parnanguara Carlos Ribeiro Alves, 40 anos, trabalha na varrição das ruas e endossa a percepção da gerente. “De forma geral a população faz o descarte do lixo corretamente. Mas com as nossas dicas, cada vez mais as pessoas têm ajudado a deixar a cidade ainda mais limpa”, ressalta.
Outro Agente Municipal Ambiental orgulhoso do seu trabalho é o motorista do caminhão de coleta Cláudio de Oliveira. Nascido no Rio de Janeiro, Cláudio vive em Maringá há 26 anos e afirma não trocar a cidade por lugar algum. “Gosto de fazer meu trabalho, ter a sensação de dever cumprido. Nossa equipe é como uma família, um ajuda o outro. É por isso também que eu adoro Maringá”.