A abertura da exposição itinerante do 13º Prêmio New Holland de Fotojornalismo será no dia 6 de junho, na Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba. A entrada é gratuita.
Esta edição, que reuniu as melhores fotografias do campo da América do Sul, teve 3.040 imagens inscritas. Os vencedores desta edição são Rafael Sampaio Martins (Brasil) e Jorge Gastón Gándara (Argentina), na categoria Profissional, e Elias Rodrigues de Oliveira e Gustavo Pereira Castro, ambos brasileiros, na categoria Aficionado (amador).
Autor da melhor foto na modalidade Grande Prêmio, com foco no campo, Rafael Martins é da cidade de Recife (PE). Ganhador na modalidade Prêmio Especial: Máquinas, Jorge Gándara é de Buenos Aires. Elias de Oliveira (Grande Prêmio) também é pernambucano, de Jaboatão dos Guararapes, e Gustavo Castro (Prêmio Especial: Máquinas), vem de Telêmaco Borba (PR).
O júri também escolheu, de forma excepcional, outras quatro fotos como menção honrosa. Os autores e as respectivas categorias são: Fernando Kluwe Dias (Profissional/Campo), Jonathan Campos (Profissional/Máquinas), Rafael Saldanha (Amador/Campo) e Fausto Orli da Rosa (Amador/Máquinas). Somada as oito imagens, outras 22 participarão da exposição itinerante (confira a relação completa abaixo).
Além de Curitiba, as exposições do prêmio acontecerão em Córdoba (Argentina), Cuiabá (MT), Petrolina (PE) e Bogotá (Colômbia).
O Prêmio New Holland de Fotojornalismo é um dos mais tradicionais concursos do segmento da América do Sul. Em 13 anos de história, cerca de 25 mil imagens foram inscritas. A organização do prêmio já realizou 60 workshops e 200 exposições em 115 cidades de cinco países para um público total de 510 mil pessoas. O prêmio é um projeto cultural realizado pela Mano a Mano Projetos, apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e patrocinado pela New Holland e Banco CNH Industrial. Esta mostra conta ainda com o apoio da Biblioteca Pública do Paraná.
Confira a relação dos fotógrafos e respectivas categorias que participam da exposição itinerante:
Rafael Sampaio Martins (Profissional/Campo)
Jorge Gastón Gándara (Profissional/Máquinas)
Elias Rodrigues de Oliveira (duas fotos Amador/Campo)
Gustavo Pereira Castro (duas fotos Amador/Máquinas)
Fernando Kluwe Dias (Profissional/Campo)
Jonathan Campos (Profissional/Máquina)
Rafael Saldanha (Amador/Campo)
Fausto Orli da Rosa (Amador/Máquinas)
João Carlos Silva de Castro (Profissional/Campo)
Mastrangelo de Paula Reino (Profissional/Campo)
Marcio Corrêa Menasce (Profissional/Campo)
Weimer de Carvalho Franco (Profissional/Máquinas)
Marco Miatelo (Profissional/Máquinas)
Juan Manuel Barrero Bueno (Profissional/Campo)
Jonathan Campos (duas fotos Profissional/Campo)
Fabian Muños Docampo (duas fotos Profissional/Campo)
Tadeu Vilani (duas fotos Profissional/Campo)
Joel Rocha (Profissional/Campo)
Ricardo Zig Koch Cavalcanti (Profissional/Máquinas)
Lucas Ninno Ometto (Profissional/Campo)
Paulo Fridman (Profissional/Campo)
Fernanda de Sousa Nogueira (Amador/Campo)
Renato Jorge Marcelo (Amador/Campo)
Idirlene Casarin (Amador/Campo)
Breno Lima (Amador/Campo)
13º Prêmio New Holland de Fotojornalismo Abertura Exposição Itinerante / 6 de junho (quinta-feira), 18h / Biblioteca Pública do Paraná / Rua Cândido Lopes, 133, Centro, Curitiba / Entrada gratuita
Sobre o Prêmio New Holland de Fotojornalismo
O Prêmio New Holland de Fotojornalismo é um projeto cultural apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e patrocinado pela New Holland e pelo Banco CNH Industrial, com realização da Mano a Mano Produções Artísticas. Criado com o objetivo de valorizar o trabalho dos repórteres fotográficos, o projeto passou a premiar também fotógrafos não profissionais — pessoas aficionadas pela fotografia. Inicialmente restrito ao Brasil, o concurso foi ampliado primeiramente para o Mercosul e, ao completar dez anos, para toda a América do Sul, tornando-se o principal concurso fotográfico desses países. Além da premiação, o projeto realiza exposições fotográficas itinerantes e workshops nos países participantes.