“Cerveja e ciência tem tudo a ver”, enfatiza Michel Galvão, dono do Hop’n Roll Brewpub, que abre as portas para o festival internacional de divulgação científica Pint of Science desde o início do evento em Curitiba, em 2017.
A ideia é compartilhada por outros cinco donos de bares curitibanos que recebem 18 palestras sobre ciência em três noites da próxima semana, de 20 a 22 de maio, às 19h.
As temáticas são distintas e envolvem situações diferentes da sociedade nas áreas de Tecnologia, Ciências Exatas, Biológicas, Humanas, da Saúde e da Terra.
Cervejaria Bodebrown, Drakkar Beer & Food, Hendrix Brew House, Hop’n Roll Brewpub, Let’s Growl e We Are Bastards Pub são os seis estabelecimentos que participam desta edição.
“É perfeito esse casamento de unir a cerveja com esse mundo tão abrangente que é a ciência. Pelas experiências que tivemos aqui no bar com o Pint of Science [em anos anteriores], vimos que o interesse das pessoas é gigantesco”, afirma Galvão.
Para Gustavo Alcântara, dono do Drakkar Beer & Food, que participa do evento internacional pelo segundo ano consecutivo, é inusitado trazer ciência para o bar e a relação funciona. “Foi bem interessante [no ano passado] apresentar assuntos importantes para a sociedade e do dia a dia das pessoas para o bar. Acaba sendo uma forma diferente de sair para se divertir e também falar sobre algo importante e com conteúdo”, diz.
A duração das palestras é de 30 a 45 minutos, com sessão de perguntas do público ao final. A entrada é gratuita, com pagamento apenas do que consumir nos estabelecimentos. Não é necessário realizar inscrição. A expectativa é de que cerca de 2 mil pessoas assistam às palestras.
Coordenador do Pint of Science em Curitiba, Fabio Marcel Zanetti, professor do Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), explica que a ideia principal do evento é aproximar os pesquisadores da sociedade em um ambiente mais descontraído do que o acadêmico.
“Com isso, a gente pretende dar visibilidade e mostrar o impacto de todo o trabalho de pesquisa que é produzido em universidades, institutos, museus, etc., que acaba muitas vezes não transparecendo à população”, diz.
Nesta edição, Curitiba tem mais um bar na programação comparado ao ano passado, quando eram cinco, e palestrantes de uma gama mais variada de instituições. Os 18 pesquisadores atuam em sete instituições: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Instituto Federal do Paraná / Campus Paranaguá, Fundação Oswaldo Cruz, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária / Florestas e Museu Paranaense.
A organização do Pint of Science 2019 em Curitiba é da UFPR e da UTFPR. Esta é a terceira edição do evento na cidade. Neste ano, o festival internacional ocorre em 24 países e o Brasil é o campeão, com 85 municípios participantes.