Uma agricultora estudante. Uma mulher indígena. Duas personagens nascidas de histórias de dois bairros curitibanos, Bracatinga e Bairro Alto, viraram gigantes com mais de três metros de altura.
E elas se encontrarão pela primeira vez na tarde deste sábado, 18 de maio, no Largo da Ordem, em Curitiba à partir das três da tarde. Um clima de muita alegria para toda a família curtir e também se fantasiar.
É o Encontro de GigAntes, um cortejo que terá ainda a participação da Banda Escola de Fazenda Rio Grande, com cerca de cem integrantes sob a regência do Maestro Evaldo Ribeiro, além da presença dos estudantes que criaram e construíram os bonecos.
A ação faz parte do projeto “Lugar de Gigantes” da atriz, bonequeira e jornalista Alessandra Flores. Desde abril ela vem trabalhando em escolas de Curitiba construindo junto com crianças e adultos os bonecos gigantes e realizando cortejos nos bairros.
O primeiro Cortejo, resultado de três semanas de trabalho, foi no bairro Bracatinga (fotos). Lá os estudantes do Centro de Educação Infantil Professor Lauro Esmanhoto fizeram um lindo passeio pelo bairro, fantasiados e acompanhados da gigante Joana, nome dado à agricultora estudante nascida de histórias do bairro e dos estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos), cuja turma é composta por estudantes com idades entre 19 e 74 anos.
Em maio, o trabalho está acontecendo na Escola Municipal Araucária, no Bairro Alto. O cortejo local será na tarde desta sexta-feira, 17 de maio, também às três da tarde.
Lugar de GigAntes
– Cortejo local Bairro Alto: 17 de maio (sexta-feira), 15:00 (saída da Escola Municipal Araucária, Rua Rio Iriri, 355)
– Encontro de GigAntes: 18 de maio (sábado), 15:00 (saída do Memorial de Curitiba, Largo da Ordem).
Participação gratuita
Parceria: Centro de Educação Infantil Professor Lauro Esmanhoto, no Bracatinga; Escola Municipal Araucária, no Bairro Alto; e Banda Escola da Fazenda Rio Grande.