Para celebrar os 150 anos da imigração polonesa no Brasil, o projeto Chopin e a Música da Polônia apresenta uma série de concertos, com interpretações dos principais ícones da música polonesa.
Com entrada franca, as apresentações acontecem dia 18 de abril, às 20 horas, e dia 20, às 18 horas, na Capela Santa Maria. No dia 28 de abril, a partir das 11h30, no Teatro Positivo – pequeno auditório. Os ingressos podem ser retirados direto na bilheteria.
Serão dois concertos da Orquestra Sinfonia Brasil e um recital com o pianista polonês Raphael A. Lustchewsky, sob regência e direção artística do maestro Norton Morozowicz.
No repertório, grandes compositores poloneses, como Frédéric Chopin (1810-1849), Ignacy Paderewski (1860-1941), Witold Lutosławski (1913-1994), Mieczyslam Kartowicz (1876-1909), e muitos outros.
“O projeto é uma forma de valorizar a imigração polonesa para o desenvolvimento econômico e cultural do Paraná, fortalecendo os laços entre Brasil e Polônia”, afirma Glacy Antunes, coordenadora do projeto.
O Concerto Chopin e a Música da Polônia é realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba e Grupo Positivo; uma realização da Associação Música e Cena Brasil.
Polônia no Paraná – os imigrantes poloneses chegaram ao Paraná nos séculos 17 e 18. O Brasil foi o primeiro a reconhecer a independência da Polônia, com interferências importantes de D. Pedro I e Rui Barbosa.
Inicialmente, os imigrantes poloneses se dedicaram à agricultura e instituíram o uso do arado e de outras técnicas agrícolas, contribuindo para o desenvolvimento regional.
Atualmente, Curitiba tem a maior colônia polonesa do Brasil. Os bairros polacos mais conhecidos são Pilarzinho, Abranches, Santa Cândida, Lamenha, Santo Inácio, Órleãns.
Além disso, os poloneses se estabeleceram em outras regiões do Estado, como Ivaí, Araucária, São Mateus do Sul, Mallet, Cruz Machado, Contenda, Tomaz Coelho, Rio Claro, Reserva e Irati.
Concerto Chopin e a Música da Polônia
Capela Santa Maria
18 de abril – 20h / 20 de abril – 18h
Teatro Positivo
28 de abril – 11h30
Ingressos: Entrada gratuita (ingressos na bilheteria)