No próximo dia 8 de abril, Curitiba dará a largada para o evento Vinhos de Portugal Roadshow 2019, que terá como cenário o centro convenções do Radisson Hotel.
A programação garante a experiência completa aos participantes, uma vez que mescla degustação, jogos e seminários a uma exímia seleção de 110 rótulos elaborados a partir das 250 castas autóctones de uvas brancas, tintas e rosadas daquele país.
Tamanha variedade de uvas inspirou e consagrou os produtores portugueses ao status de mestres em fazer assemblages únicos, que harmonizam com a rica culinária portuguesa, assim como com cozinhas de diferentes países.
Segundo a especialista Sandra Zottis, que será a oradora do masterclass especial sobre Vinhos Portugueses, o Brasil é um mercado importante para os vinhos portugueses, que são elaborados com as uvas típicas do país, contrariando as clássicas uvas francesas.
“Para o consumidor, os rótulos também apresentam a melhor relação preço x qualidade da Europa”. Nesse quesito, aliás, Sandra aponta que os vinhos portugueses só ficam atrás dos sulamericanos. “A elegância e delicadeza dos blends conquistaram o paladar dos curitibanos. Hoje, dos europeus, os vinhos portugueses são os mais comercializados”, afirma categoricamente.
Patrimônio – Uma indicação segura do ponto de vista da tradição, os portugueses produzem vinhos desde 2000 a.C e trazem gerações que investiram pesado em tecnologia para aprimorar o processo de vinificação.
A conjunção entre diferentes microclimas e solos, transformou Portugal em um território capaz de oferecer mais de duas centenas de castas autóctones que evidenciam as influências de cada região.
A casta Arinto, por exemplo, destinada a espumante graças a uma acidez viva carrega um forte caráter mineral e um alto potencial de envelhecimento. Essa uva branca consegue um caráter mais frutado (maçã verde, lima) na região do Tejo e Alentejo, quando comparada à região de Bucelas, onde predomina.
Já a Touriga Franca é a casta mais plantada no Douro, tem um extenso ciclo vegetativo que garante a cor vermelha intensa, com forte concentração de taninos. A Touriga é muito usada no Vinho do Porto.
Participam do Roadshow 2019 os seguintes produtores Aveleda, Casa Agrícola HMR, Casa Relvas, Enoforum – Grupo Carmin, Esporão, Quinta do Castro, Cartuxa – Fundação Eugenio de Almeida, Ségur Estates, Herdade Tinto e Branco, José Maria da Fonseca, Quinta das Arcas, Quinta do Vallado, Dona Maria – Julio Bastos, Monte da Ravasqueira, Sogrape Vinhos com a Casa Ferreirinha, Herdade do Peso, Mateus, Gazela, Porto Ferreira e Vidigal Wines.
Vinhos – A marca Vinhos de Portugal ou Wines of Portugal (www.winesofportugal.info) foi criada em 2008 e tem como objetivo principal promover a imagem dos vinhos portugueses nos diversos mercados internacionais. É uma marca coletiva liderada pelo IVV, Instituto da Vinha e do Vinho.
Degustação dos Vinhos de Portugal 2019 em Curitiba
Data: 8 de abril, das 16h às 21h para profissionais convidados e das 18h30 às 21h para consumidores
Masterclass (palestra com degustação): das 15h30 às 16h30h – evento limitado a 30 profissionais do setor
Hotel Radisson Curitiba – Av. Sete de Setembro, 5190, Batel
Ingressos https://www.sympla.com.br/roadshow-2019-vinhos-de-portugal-curitiba__467425 (comprovante impresso ou pelo celular)