O Gastronomix divulgou as datas da edição deste ano em Curitiba. O evento, que reúne gastronomia, artes cênicas e música instrumental, em que premiados nomes da culinária regional, nacional e internacional apresentam seus melhores pratos, será nos dias 6 e 7 de abril (sábado e domingo), nos gramados do Museu Oscar Niemeyer (Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico), com a curadoria do chef Celso Freire.
Entre os participante está o chef Pedro Montefusco, do Cabaña Montefusco, que há uma década se dedica à culinária portenha. Montefusco preparará o “Bife de Chorizo com Farofa de Castanha e Maionese”.
Outro nome é do chef Igor Marquesini, que apresentará a “Meat Pie – Torta de Carne com Purê de Batatas”. Quem também marca presença é a chef Néia Zucoloto, do conhecido Paraguassu Grelhados, que apresentará o “Cordeiro ao Molho com Couscous de Legumes”, em uma homenagem ao chef curador do evento, Celso Freire. Foi com Freire que a chef aprendeu a receita.
Como os curitibanos adoram massas, elas não podiam ficar fora desta edição do Gastronomix. O chef Paulo Hrushka, da Tartuferia San Paolo, prepara para os dois dias de evento, o “Nhoque Frito com Pato Confit ao Molho de Laranja em Trufas”.
E já imaginou marisco e jamón junto de espaguete? Esta será a combinação feita pelo chef Lucas Cintra, do A Ostra Bêbada.
Já o “Bolinho de Siri com Farofa de Dendê, Banana e Pesto de Pimenta e Cachaça”, preparado por Dani Caldeira, do PF da Chef, em uma perfeita combinação da delicada carne de siri com insumos bem brasileiros. Seus acompanhamentos já se tornaram marca registrada da chef de cuisine, que é um grande sucesso na capital paranaense.
Com uma proposta inspirada nos tradicionais botecos do Japão, locais informais que os japoneses frequentam depois do trabalho, o Izakaya Hyotan, que tem a frente de sua cozinha o profissional Keiji Matsunari, apresenta o “Katsukaredon-Gohan”, prato composto por porco empanado e frito com molho karê.
Ainda com relação aos sabores do Oriente, a gastronomia árabe será representada pela chef Yasmin Zippin Nasser, do Nayme Culinária Árabe, que produzirá o “Quibe Labanye”, composto por “quibinhos” recheados com carne, nozes e amêndoas, cozidos na coalhada temperada com alho dourado na manteiga, hortelã e especiarias. Yasmin também apresentará sua versão vegetariana do prato, com quibe de abóbora.
Participando pela primeira vez do Gastronomix, Vinícius Thomaz, do Empório dos Amigos, promete surpreender o paladar do público com seus deliciosos pães artesanais. Thomaz também criou um sanduíche inspirado no americano Buffalo Wing, com frango crocante, pão com “crostinha” de mussarela, maionese caseira, rúcula e tomate, com as opções dos molhos de pimenta ou mostarda e mel.
Já Marcelo Empinotti, do Porcadeiro e responsável pelos embutidos da Salumeria Monte Bello, traz ao evento o “Pão com Linguiça Artesanal de Porco”, da raça Moura, com molho giardiniera e chips de banana no pão francês. Para quem prefere a linha dos hambúrgueres, o Sí Restobar, um dos mais conhecidos espaços do polo gastronômico da Itupava, apresenta uma das criações de Rafael Krieger, o Hambúrguer Sí. A deliciosa opção leva pão brioche, maionese caseira, hambúrguer 100% Angus, queijos prato e mussarela, tomate, cebola roxa, folhas de beterraba e rúcula.
E claro, não poderia faltar na quermesse da alta gastronomia opções de sobremesas. Uma delas é a “Torta de Flor de Maraca”, da chef Íze Azevedo, da Flor de Maraca Bakery House. O prato doce é composto por entremet de frutas amarelas com camadas de macron, caramelo saleé e geleia de mirtilo.
A chef Anne Schuartz, que estreia no Gastronomix, fará a “A Torta”, de Palha Italiana. A sweet maker pretende resgatar o gostinho da infância e a memória afetiva por meio do prato, que leva brigadeiro intercalado com camadas de bolachas.
Destaque também para o “Cheese U-Vita Cake”, do chef Marcelo Apene, do Gastromotiva. O prato é feito com o aproveitamento integral da uva em quatro estágios, com deliciosa massa sablé elaborada com farinha de uva u-vita, creme com suco de uva e calda de vinho, finalizada com uva thompson.
Para quem prefere sobremesas tradicionais, mas com um toque de saúde, o “Brownie com Sorbet de Framboesas Orgânicas”, de Karine Yankóski, do empório natural Bee.O, será uma ótima escolha. Inspirado na culinária americana, o doce é feito com chocolate 70% cacau, manteiga ghee e farinha de amêndoas, e pode ser consumido por quem tem restrições alimentares (como intolerantes a lactose).
Outra opção é a “Sedução de Maçã”, da chef Nicolle Túlio, da NT Doces Finos, desenvolvida com maçã caramelada, creme, lascas crocantes e crumble de avelãs.
Todos os pratos no evento serão apresentados em louças da Oxford e talheres de inox, com preços entre R$10,00 e R$25,00
.
Os participantes poderão conferir também aulas com os chefs convidados durante o evento, com a participação de intérprete de libras. Entre as atividades culturais, estão apresentações musicais, teatro e atividades para as crianças e intervenções artísticas.
O evento é destinado para toda a família, com amplo espaço Kids e também é pet friendly. Acompanhe as novidades pelo site www.festivalgastronomix.com.br e pelas redes sociais oficiais, no Facebook @gastronomixoficial e no Instagram@gastronomix_oficial