O espetáculo Celui qui Tombe – Aquele que Cai, mostra do artista francês Yoann Bourgenois, estreia no Brasil durante a abertura da 28ª edição do Festival de Curitiba.
O evento acontece de 26 de março a 7 de abril, com cerca de 400 atrações culturais em Curitiba e Região Metropolitana.
Em uma plataforma de madeira de seis por seis metros, suspensa a dois metros do piso, a estrutura desce, sobe, balança e gira em torno do eixo principal. Seis bailarinos correm, andam, se rendem ao movimento em busca de formas. Ao invés de iniciar o movimento, cada um deles reage a ele. Yoann Bourgeois cria cada um de seus shows como um jogo para experimentar novos princípios físicos.
Na performance, os “jogadores” trabalham contra forças centrífugas e centrípetas, tentando manter o equilíbrio, evitando ser o que cai (Celui qui tombe), tonando o espetáculo fascinante e esclarecedor, ágil, arrojado e com grande força poética.
A turnê do espetáculo no Brasil tem apoio do Instituto Francês de Paris, da Embaixada da França no Brasil, do CCN2 – Centro Nacional de Coreografia de Grenoble, e é em parceria com Sesc São Paulo, Sesc Minas e Festival de Teatro de Curitiba. Depois de Curitiba o espetáculo será apresentado em Belo Horizonte e São Paulo.
Informações em www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis, no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @fest_curitiba