A Maria Fumaça nº11 volta a circular na Lapa, no dia 6 de dezembro.
O reencontro de uma das primeiras locomotivas a rodar no Paraná, de 1885, com a histórica cidade, acontecerá às 20h30. Antecedendo, haverá apresentação da banda municipal e a estação ferroviária da Lapa terá praça de alimentação.
Realizado pelo Ministério da Cultura e pela produtora Remix Promo, o projeto é viabilizado pela Rumo com apoio da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.
“A ferrovia pode tornar a magia do Natal acessível a todos. Por isso, ampliamos a programação deste ano, incluindo um espetáculo teatral completo. A Maria Fumaça 11 é centenária. Além de preservar a memória ferroviária, também é uma oportunidade de levar ao público a magia e as luzes do Natal”, afirma a Coordenadora de Comunicação e Engajamento da Rumo, Carmen Maron.
O projeto apresentará a peça Rumo ao Natal, que resgata a história da Mogul 11 a partir do encontro de um avô com a neta, que dão carona para o Papai Noel.
Realizado pela Cia. Artística Vaporzeiro, o espetáculo fala sobre amor ao próximo. “No enredo, a neta abre mão do presente para que o avô possa realizar o sonho de reencontrar a Maria Fumaça. Nossa mensagem é o abraço e a solidariedade. Este sim é o espírito do Natal: olhar com amor para o outro”, disse o diretor, roteirista e ator do espetáculo, Richard Rebelo.
134 anos – Estrela do espetáculo, a Maria Fumaça Mogul 11 foi fabricada nos Estados Unidos, em 1884. Uma das primeiras a circular na ferrovia Paranaguá-Curitiba, foi utilizada na construção da ferrovia Norte do Paraná.
O maquinário passou por um processo de restauração completo durante 10 anos, a partir de uma parceria entre ABPF e Rumo.
“Até onde temos notícia, esta é a terceira locomotiva mais antiga em operação no Brasil. É uma grande alegria poder resgatar a memória afetiva do público com essa máquina”, afirma o maquinista e diretor regional de operações da ABPF, Rodrigo Dolenga.
Maria Fumaça Rumo ao Natal
Dia 6 de dezembro às 20h30
Estação ferroviária da Lapa ( Centro de Memória)