Camerata Antiqua de Curitiba celebra Mês da Consciência Negra

Em comemoração ao Mês da Consciência Negra, a Camerata Antiqua de Curitiba faz concertos em homenagem aos 100 anos de Nelson Mandela.

Com regência do maestro americano Keith McCutchen serão executadas obras de várias épocas, do gênero spiritual. As apresentações que acontecem na sexta-feira (23/11) e sábado (24/11), na Capela Santa Maria, contam ainda com a participação especial do coral paranaense Vozes de Angola.

O tema deste Programa ressalta o sentido da comemoração, ‘Canções de luta, esperança, e triunfo – histórias em canção e poesia ao redor do mundo’.

“A inspiração deste Programa foram os milagres da vida real, exemplos de triunfos das pessoas em meio a graves obstáculos, visto que a verdadeira transformação espiritual e emocional ocorre nos lugares mais difíceis, com as pessoas mais improváveis”, disse o maestro McCutchen, que pela terceira vez está à frente da Camerata.

O repertório, através de narrativas bíblicas, também repercute a linha do concerto. O gênero spiritual ficou conhecido como cantos de louvor em espaços religiosos americanos, interpretada por escravos negros que faziam uso de movimentos rítmicos do corpo e batiam palmas como acompanhamento da música.

“Estes concertos são para meus próprios filhos e jovens em todo o mundo, que tem a coragem de defender o que eles acreditam ser certo e insistem em mudanças dramáticas para o bem de toda a humanidade”, concluiu o maestro.

Camerata Antiqua de Curitiba
Sexta-feira, 23/11 às 20h e sábado, 24/11 às 18h30
Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273)
Ingressos: aloingressos.com.br