Após surpreender público e crítica em 2013, o projeto Bordaduras – Coisas de Alice, das artistas visuais Giovana Casagrande e Leila Alberti, apresenta um suporte diferente para o bordado, até então não usado na arte contemporânea.
No dia 27 de outubro acontece o lançamento do livro homônimo que leva a assinatura das artistas, com colaborações de Marília Diaz, Tânia Bloomfield, Celaine Refosco e Walter Guerreiro.
A obra, que relata o processo de criação do bordado sobre porcelana, será lançada no Solar do Barão (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533), a partir das 15h do dia 27/10, em evento aberto ao público.
Em 2013, a exposição Bordaduras – Coisas de Alice foi um sucesso de crítica e público ao inaugurar um formato inédito no universo das artes plásticas, utilizando como ponto de partida o universo da personagem Alice, de Lewis Carroll.
Juntas criaram uma técnica inédita, a do bordado sobre porcelana, em um diálogo com dois suportes aparentemente distantes.
Com a escolha e a desconstrução das técnicas do costurar, bordar, crochetar, tricotar e colar, as artistas abriram espaço para discutir a dicotomia entre arte e artesanato, e entre arte e produção industrial, trazendo à tona o movimento da arte têxtil.
“Nós valorizamos e acreditamos na relevância do movimento da arte têxtil dentro das artes plásticas. Historicamente, o uso dos tecidos, fios e linhas foi visto como uma arte menor, menos criativa, e a nossa proposta é mostrar a relevância da materialidade têxtil, que no exterior encontra há anos espaço em grandes galerias e museus”, disse Giovana.
O rompimento da técnica é a característica do projeto desenvolvido pelas artistas, constituído pelo imaginário de Giovana e Leila. Giovana aposta na gestualidade, o acaso, no ponto mais apertado. Já Leila utiliza o ponto mais aberto, a frouxidão, com o protagonismo do desenho e da pintura.
“Nas porcelanas que encapsulamos não há ponto cruz, varicor, ponto atrás, caseado, anchor mouline. Não há também entremeio e bainhas abertas. Lá estão os nós, os ziguezagues, as laçadas espontâneas, o preenchimento do espaço com a sobreposição dos pontos e o bordado repuxado, usando as cores como na pintura”, diz Leila.
No evento de lançamento, o livro Bordaduras – Coisas de Alice será vendido por R$ 50,00 (valor promocional de lançamento) e algumas peças da exposição também estarão expostas e à venda.