É possível ter um parto humanizado no SUS?
Motivada por esta pergunta, a fotógrafa e jornalista Luciana Zenti mergulhou por seis meses no dia a dia da Maternidade Bairro Novo, em Curitiba.
A maternidade tem se dedicado nos últimos anos à humanização do parto e é hoje referência nacional. Com curiosidade de jornalista e olhar de fotógrafa, ela registrou o universo que existe lá dentro. Assim nasceu o Parto Delas, projeto fotográfico que retrata o parto humanizado no SUS.
“A ideia era fotografar mulheres que têm acesso ao parto humanizado na rede pública de saúde e que são invisíveis para grande parte da população”, disse.
“As imagens têm o poder de tocar as pessoas e disseminar essa mensagem do parto com respeito. Acredito que o projeto faz uma importante contribuição social. Ajuda a inspirar outras maternidades para que esses bons exemplos sejam replicados e, de certa forma, são um instrumento para sensibilizar nossos governantes.”, explica.
“As fotos são a porta de entrada para um rico debate. Estamos trazendo um olhar para os direitos fundamentais da mulher. E isso passa pela qualidade de atendimento ao parto que está sendo oferecido a essa massa de mulheres que é atendida todos os dias no SUS”.
O resultado pode ser visto a partir desta sexta-feira (05/10) na Maternidade Bairro Novo, em Curitiba. A exposição é permanente e aberta ao público.
As imagens também podem ser vistas no site da fotógrafa (www.lucianazenti.com).