Educação pela arte!

O quanto arte e educação se relacionam, especialmente na atualidade?

No Colégio Sion Curitiba, que completou neste ano 112 anos e atua há 50 anos com um dos métodos pedagógicos mais avançados em termos de educação interdisciplinar e voltada para a vida, a Metodologia Montessori, a arte é considerada um ponto central, conforme demonstram atividades como a Vivência Artística.

Realizada anualmente nas duas unidades da escola, Batel e Solitude, neste ano teve entre os participantes convidados o artista André Mendes, ex-aluno do Colégio Sion.

Para Vanessa Lima, professora de Artes para a Educação Infantil e a Educação Fundamental do Sion Solitude, ter a arte no centro do ensino, desde a infância, estimula não apenas habilidades como a criatividade e a coordenação motora, mas vai muito além.

“Pesquisas comprovaram que o ensino e o estímulo à arte influenciam de tal modo que formam adultos com maior capacidade de trabalhar em equipe, mais facilidade de gerenciar problemas, autoestima melhor trabalhada, tornando-se pessoas mais altruístas e com um espírito livre e sem medo (ou com menos medo) de lidar com frustrações, quando ocorrerem”, disse.

“Maria Montessori, criadora do Método Montessori, dava uma importância fundamental à arte. Ela afirmava que as crianças precisavam ter, desde muito cedo, contato com obras, cores, traços, músicas. E, nos oito anos em que trabalho com arte dentro de uma escola montessoriana, comprovo o quanto é importante, formando cada criança de maneira especial”, afirma Vanessa.

O tema da Vivência Artística deste ano, realizada no primeiro semestre, foi: “Eu, o outro e o Coletivo”, conta Vanessa Lima.

“A partir de uma caixa de papelão, que cada aluno trouxe para a escola, nós trabalhamos o conceito do Eu, cada aluno sendo sua caixa. Na sequência o conceito do outro, conhecendo as outras caixas e sabendo que todas juntas podem formar algo mais sólido e estruturado – e que, quando unimos o ‘eu e o outro’, temos o coletivo. Pudemos com esta atividade vislumbrar a construção de uma cidade”, avalia.

www.sioncuritiba.com.br

www.facebook.com/sioncuritiba

http://sioncuritiba.com.br/noticias