A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é uma das 25 instituições brasileiras – e a única do Estado – selecionadas para receber recursos do Capes/Print, programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que vai financiar planos estratégicos de internacionalização da pesquisa e da pós-graduação.
O resultado foi anunciado nesta segunda-feira (20) e, para a UFPR, representa o aval para um projeto desenvolvido ao longo de seis meses, com a participação de professores e pesquisadores de 69 cursos de pós-graduação, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
O Programa Institucional de Internacionalização (Print) recebeu propostas de 108 instituições de ensino superior.
O edital previa atender até 40 proponentes, mas apenas 25 foram selecionadas num primeiro momento (ainda cabe recurso). Destas, 21 são instituições públicas, a maioria federal. O volume total anunciado de recursos é de R$ 300 milhões anuais, ao longo de quatro anos, começando já em novembro de 2018.
A Capes ainda não divulgou o valor que será destinado a cada instituição selecionada. O plano apresentado pela UFPR contempla 16 projetos, somando R$ 61 milhões. Eles estão divididos em cinco áreas: Biodiversidade e Meio Ambiente; Materiais Avançados: Energias Renováveis e Novas Fontes de Energia; Biociências e Saúde; e Democracia, Cultura e Desenvolvimento.
Os recursos poderão ser aplicados em manutenção de projetos, missões de trabalho no exterior e bolsas no exterior ou no Brasil.