Explicar noções sobre o que é uma cidade inteligente e ensinar diversos aspectos relacionados à mobilidade, educação no trânsito, tecnologia e sustentabilidade.
Este é o objetivo do iCities Kids, projeto educativo que chega à sua quarta edição.
Todas as quartas-feiras, até o dia 28 de novembro, estudantes do ensino público municipal de Curitiba estão conhecendo o funcionamento de uma cidade inteligente.
A estrutura foi montada no Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, no bairro Jardim Botânico.
A iniciativa é da empresa iCities, empresa pioneira em soluções para cidades inteligentes e que promoveu neste ano o Smart City Expo Curitiba, edição brasileira da Fira Barcelona; maior evento de cidades inteligentes do mundo.
A cada semana são recebidos no local alunos entre 6 e 11 anos de escolas municipais de Curitiba, totalizando 17 encontros até o fim do ano.
As crianças se dividem em quatro grupos que se revezam entre quatro diferentes oficinas: educação no trânsito, gestão de resíduos, energias renováveis e tecnologia e robótica, que inclui ensinamentos sobre Internet das Coisas.
Valores como cidadania, reciclagem, consumo consciente, mobilidade inteligente, responsabilidade social também são trabalhados com as atividades desenvolvidas.
“Acreditamos que a sensibilização das crianças é o primeiro passo para se ter cidadãos conscientes e transformadores nas cidades em que vivem”, afirmam os sócios fundadores do iCities; André Telles e Roberto Marcelino.
Todos os conteúdos educativos relacionados a esses assuntos são transmitidos aos alunos antes e depois da visita à mini cidade inteligente, em conjunto com um material didático complementar, e certificado de participação.
Segundo Erica Elisa Nickel, coordenadora do iCities Kids, o projeto proprociona aprendizados que não fazem parte do currículo tradicional e poderão ser de grande utilidade para a discussão de problemas atuais e futuros presentes no mundo.
“As crianças têm acesso a um conteúdo diferenciado, baseado no conceito de smart cities, aprendendo de maneira lúdica sobre realidades do seu dia adia e de tecnologias que fazem ou farão parte da sua vida cotidiana. Muito do que elas aprendem no iCities Kids não é trabalhado no currículo habitual da escola, por isto o Projeto agrega informações, ensina atitudes saudáveis e comportamentos sustentáveis, além de ter um forte viés social”, disse Erica, que é especialista em trânsito e mobilidade urbana, pedagoga formada pela UFPR com Mestrado em Educação pela PUC-PR.
O projeto começou em 2016 e atendeu cerca de 3 mil crianças. Também foram feitas edições itinerantes de curta duração, além de uma edição fixa em Cuiabá, no Mato Grosso.
O iCities planeja expandir o projeto para as escolas particulares de Curitiba, realizar colônias de férias e tem interesse em ampliar seu funcionamento para todos os dias da semana. Assim, a meta seria chegar a 7 mil crianças atendidas por ano.
O projeto tem patrocínio da Copel, Ensolab, FiscalTech, ICI – Instituto das Cidades Inteligentes e é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, órgão da Prefeitura Municipal de Curitiba.