Cinema engajado!

Após a realização da sétima edição em São Paulo, que exibiu 121 filmes de 31 países  (todos os continentes estavam representados), atingiu público espectador de 23 mil pessoas e ocupou, durante as duas primeiras semanas de junho, 32 salas de cinema na cidade, a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, mais importante evento sul-americano dedicado à temática socioambiental, faz, pela primeira vez, uma itinerância na cidade do Rio de Janeiro.

O evento é uma realização da ONG Ecofalante, em correalização com o Centro Cultural Banco do Brasil, Cine Arte UFF e a UFRJ. Ele conta com o apoio da Tigre, ICS – Instituto Clima e Sociedade e White Martins.

Entre os dias 1 a 13 de agosto, o festival ocupa a sala de cinema do Centro Cultural Banco do Brasil e, de 2 a 8 de agosto, o Cine Arte UFF.

Sessões também ocorrem na UFRJ – Campus Praia Vermelha (em parceria com o cineclube Pedagogias da Imagem), nos dias 7, 14 e 21 de agosto. As sessões e as atividades do festival são gratuitas.

Estarão representados nos eventos cariocas os seguintes panoramas: a Mostra Internacional Contemporânea, a Competição Latino-americana, a Homenagem a Chico Mendes e o Concurso Curta Ecofalante (mostra competitiva de curtas universitários).

Na Mostra Internacional Contemporânea são 12 títulos, entre curtas e longas-metragens, representando 14 diferentes países (há duas coproduções). Os filmes discutem temas como ‘campo’, ‘cidades’, ‘consumo’, ‘povos & lugares’, ‘preservação’ e ‘trabalho’. Esses filmes serão apresentados no CCBB e no Cine Arte UFF.

O CCBB Rio recebe a Competição Latino-americana, com a exibição de 23 filmes, entre longas e curtas-metragens, que concorreram ao Prêmio de Melhor Filme Latino-americano da 7ª Mostra Ecofalante.

A sessão em homenagem a Chico Mendes, que lembra os 30 anos de seu assassinato, terá o longa “Crianças da Amazônia” (de Denise Zmekhol). A cineasta percorre a rodovia BR 364, 15 anos após sua última passagem pela região, momento em que encontrou Chico Mendes, denunciando as mudanças e degradações ocorridas em nome do progresso.

A mostra competitiva Concurso Curta Ecofalante selecionou nove filmes, oriundos de instituições de ensino de Brasília, Mato Grasso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São

Além das projeções, o festival promove também cinco debates e dois bate-papos com realizadores (Márcio Isensee e Sá, diretor do filme Sob a Pata do Boi, no dia 04/08, sábado, às 18h30, no CCBB; e Silvio Tendler, diretor do filme Dedo na Ferida, no dia 06/08, segunda, às 19h, no CCBB).

Em parceria com o ICS – Instituto Clima e Sociedade, a mostra promove dois debates em torno do tema Mudanças Climáticas.