Com o objetivo de formar novos artistas e técnicos em espetáculos, a Produtora Cena Hum lançou em 2018 o projeto Cursos de Criações Técnicas, aprovado pelo Mecenato Subsidiado – Edital 035/2016 – da Fundação Cultural de Curitiba.
Após o sucesso das aulas anteriores – maquiagem e caracterização, indumentária e figurino, e sonoplastia – estão abertas, até o dia 30 de julho, as inscrições para a formação em cenário e adereços.
Ministrado pelo cenógrafo, figurinista, ator e diretor teatral Paulo Vinícius, o curso tem início no dia 7 de agosto. As turmas, com 30 vagas cada, terão aulas terças e quintas, nos períodos da manhã (das 9h às 12 horas) ou à tarde (das 14h às 17 horas).
As atividades seguem até 27 de setembro. “O curso aborda diferentes frentes. Por um lado, analisa procedimentos históricos e conceitos a respeito das criações cenográficas. Por outro lado, investiga procedimentos e linguagens técnicas para quem se interessa pela prática da cenografia. Podemos dizer que teoria e prática serão as abordagens dos conteúdos”, disse Vinícius.
Os candidatos interessados em participar da formação em Cenário e Adereços devem acessar o site da Produtora Cena Hum (www.produtoracenahum.com.br) e preencher a ficha de inscrição. “Um cenógrafo pode atuar na produção teatral, bem como na produção cinematográfica como um diretor de arte, por exemplo.
Também pode dedicar-se a outras linguagens das artes, como o teatro de animação e a dança. A cenografia também pode ser aplicada nos museus e galerias para exposições temáticas. Outra prática comum é relacionada às vitrines publicitárias”, afirma.
Para quem pensa em participar do curso de Cenário e Adereços, algumas habilidades são fundamentais.
“Espera-se que o aluno tenha um prévio conhecimento sobre a história do teatro e do edifício teatral e algum conhecimento, mesmo que intuitivo, sobre estética e gramática visual. Conhecimento amplo, nas mais variadas áreas, nunca é demais para um bom cenógrafo, assim como a formação técnica correspondente.”, reitera Paulo Vinícius.