O músico Marcelo Teixeira apresenta o concerto Bach em Sete Cordas, nesta quarta-feira, 25, às 13h, na Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba.
O concerto reúne obras do compositor alemão Johann Sebastian Bach, adaptadas para o violão de sete cordas. A entrada é franca.
O trabalho foi viabilizado pelo Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Governo do Paraná, com o apoio da Copel e da Beaulieu do Brasil, e é resultado de um estudo sobre a música no século 18, feito por Teixeira, que é mestre em Música pela Universidade Estadual do Paraná. Ele é também camerista e professor da Academia de Música Contemporânea.
A pesquisa teve como motivação o desafio de transpor a música atemporal e ‘monolítica’ de Bach, originalmente escritas para instrumentos como alaúde, violoncelo ou cravo para o moderno violão de sete cordas.
Foram analisadas versões feitas pelo próprio compositor que costumava rearranjar peças entre diferentes formações, desde um simples violino a uma orquestra completa sem mudar o conteúdo musical das obras nos diferentes meios.
Nas transcrições, a sonoridade também foi trabalhada através de recursos empregados tradicionalmente entre os alaudistas e outros instrumentistas de cordas dedilhadas da época de Bach.
“Técnicas interpretativas tais como o stile briseé, campanellas e diferentes afinações são incorporadas à sonoridade do violão de sete cordas de forma natural e idiossincrática, trazendo também um pouco da atmosfera presente no contexto musical em que foram criadas”, explica Teixeira. O instrumentista reconhece que nas transcrições presentes no concerto as peças do compositor alemão parecem ter sido compostas para o violão de sete cordas, que é similar ao alaúde barroco no que diz respeito à extensão.
No concerto, Suite em Sol menor BWV995, Prelude Fuga e Allegro, Suites para violoncelo, Suite Francesa em ré menor para cravo e Kontrapunctus I.