Existe um processo seletivo que elimina os julgamentos precipitados, ao mesmo tempo que valoriza aspectos profissionais, características técnicas, competências, habilidades e tendências comportamentais dos candidatos.
Uma seleção em que as informações pessoais do candidato, como nome da faculdade que cursou, formação e idade não são relevantes.
Conhecido como às cegas, este tipo de processo está associado a empresas europeias e norte-americanas que prezam pela diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. E está chegando no Brasil.
Na Votorantim Cimentos, o modelo já está sendo adotado para o atual programa de trainee, com inscrições abertas até o dia 24 de agosto.
“Pela primeira vez, nosso processo seletivo será às cegas”, disse Thatiana Soto Riva, Gerente de Captação, Desenvolvimento e Treinamento Global da Votorantim Cimentos.
Ela complementa ainda que a tradicional longa lista de pré-requisitos na empresa se resume a apenas dois itens: candidatos com até três anos de formação no Ensino Superior, não importando a faculdade e formação, e que tenham inglês intermediário.
A Votorantim Cimentos busca valorizar muito mais as histórias e experiências pessoais de cada um do que apenas o currículo dos candidatos.
“O diferencial do programa de trainee da VC é que ele valoriza a diversidade dos talentos que queremos que façam parte da nossa história, ao mesmo tempo que propicia a chance de eles serem protagonistas de seus desenvolvimentos por meio de experiências e projetos desafiadores”, afirma.
O programa de trainee da Votorantim Cimentos tem duração de 16 meses e vai começar em janeiro de 2019. As inscrições já estão abertas e os interessados podem se candidatar até 24 de agosto de 2018 pelo site www.eureca.me
A remuneração se aproxima de R$ 6.300, além de benefícios e Programa de Incentivo de Curto Prazo, com bônus de 2,5 a 3,75 salários.
Ao ser selecionado, o trainee vai passar por quatro meses de integração, quando vivencia todas as operações e áreas da empresa.
Em seguida, ele vai atuar em três Jobs, em áreas da sua escolha. Em paralelo aos jobs, os trainees participam do Programa Potenciar, formado por trainees e jovens internos de todas as empresas investidas do Grupo Votorantim, com três semanas de formação presencial e desenvolvimento de projetos em grupos.