Além da arquitetura, do design e da decoração dos ambientes, pela primeira vez, desde sua criação, a CASACOR Paraná 2018 investiu em uma curadoria de arte para celebrar os 25 anos da mostra no Paraná.
Sob a coordenação do marchand gaúcho Cezar Prestes, e com predomínio de obras de artistas representados pela Soma Galeria, o público pode conhecer os trabalhos de profissionais de diversas áreas como pintura, escultura, fotografia, técnicas mistas, entre outros.
De acordo com a diretora do evento, Marina Nessi, a ideia da curadoria de arte surgiu com a intenção de aliar duas propostas distintas. A primeira é compor uma harmonia com o tema desta edição que é uma “Casa Viva”.
“Assim como procuramos privilegiar a ambientação dos espaços como um “organismo vivo”, nos preocupamos também que as obras de arte e objetos de design se integrassem à mesma linha temática”, afirma.
Já a segunda, de acordo com Prestes, é afinar o processo de composição do ambiente – no qual o projeto arquitetônico e os objetos de arte e de design se integram de um modo único que o público possa se emocionar e se surpreender com o resultado -, “a arte caminha de mãos dadas com a arquitetura”, ressalta.
Artistas representados pela Soma Galeria:
– Gabriele Gomes – paranaense – espaço Lounge 25 anos – arquiteta Viviane Loyola.
– Eleonora Gomes – Cleverson Oliveira – Ângela Lima – paranaenses – espaço Sala de Almoço – arquiteta Samara Barbosa.
– Samuel Dickow – paranaense – Juliana Kase – paulista – espaço Home Office – arquiteta Michele Krauspenhar.
– Ale Mazzarolo – paranaense – Francis Rodrigues – paranaense – Monica Piloni – paranaense – espaço Living – arquitetos Maurício Pinheiro Lima e Carla Mattioli.
– Gabriel Wickbold – paulista – espaço Hall e Toilette Social – arquitetos Maria Alice Crippa e Gustavo Assis.
– Raul Frare – Eleuthério Neto – paranaense – espaço Suíte de Hóspedes – arquiteta Alessandra Gandolfi.
– Paulo Otávio – paulista – espaço Lounge ao Ar Livre – arquiteto Denis Ricca.
– Kevin Paul Robinson – norte americano – espaço Praça CASACOR – arquitetas Lorena Bannach, Vania Diehl e Caroline Stratmann.
– Marcos Vaandrade – espaço Jardim e Piscina – paisagista Guto Ciccarino e design André Derckz.
– Juarez Machado – catarinense – espaço Escritório Imobiliário – arquiteta Larissa Gomes.
– Edilson Viriato – paranaense – espaço Varanda Social – arquitetos Alessandro Cavalcanti e Ricardo Makhoul.
– Raquel Lima – espaço Toilette Feminino – arquiteta Kátia Herzog.
– Catenzaro – espaço Lugar da Criança – arquitetas Neliza Ferraz e Nathália Silva.
– Marcos Dagostin – Kevin Paul Robinson – norte americano – espaço Varanda do casal – arquitetos André Cabral e Flávia Prestes Mattar.
– Artista representado pela Galeria Ibakatu – Hugo Mendes – espaço Living – arquitetos Maurício Pinheiro Lima e Carla Mattioli.
O evento está aberto ao público até o dia 01 de julho de 2018. Neste ano a sede da mostra é na Mansão na Rua Sergio Pereira da Silva, nº 10, no Pilarzinho, que conta com espaçosos 2,2 mil m² de área construída em um terreno de 5,5 mil m².