Hare Krishna: documentário!

A Cinépolis, maior operadora de cinemas da América Latina e segunda maior do mundo em ingressos vendidos, lança, a partir da próxima quinta-feira, dia 10, o premiado documentário “HARE KRISHNA! O Mantra, o Movimento e o Swami que começou tudo”. O filme será exibido em 18 complexos da rede, somente com uma sessão por noite.
Em Curitiba o Cinepólis está no Pátio Batel.
Vencedor do prêmio de Melhor Filme no Illuminate Film Festival – no Arizona 2017, o documentário retrata a vida de Srila Prabhupada – o Swami, indiano de 70 anos de idade, que chegou a Nova York em um cargueiro, sem recursos financeiros, em meio à turbulenta década de 1960.
A produção usa arquivos inéditos, gravações de áudio do próprio Prabhupada e entrevistas com seus primeiros seguidores, além de muitos registros dos anos 60 e 70, auge da contracultura.
Na história, também há registros do Brasil, de quando o líder esteve no Rio de Janeiro e na fazenda Pindamonhangaba, na década de 1980.
O diretor John Griesse, que se aproximou pela primeira vez de Srila Prabhupada, em 1970, na Índia, apresenta os bastidores do movimento cultural nascido na cena artística e intelectual de Nova York e São Francisco, passando pela beatlemania de Londres.
Ele mostra como George Harrison ajudou a lançar um single de 16 palavras com o mantra do movimento Hare pelo selo dos Beatles, que virou hit de meditação na Inglaterra.
Mais tarde, seu sucesso solo “My Sweet Lord” apresentou o canto de “Hare Krishna” para todo o planeta, sendo considerado uma das músicas mais icônicas da época. A partir daí o movimento de Prabhupada explodiu definitivamente.

O documentário levou quatro anos de pesquisa para ser finalizado e teve mais de 31 horas de filme gravadas por John durante toda sua convivência com o líder.

A produção foi lançada em 100 cinemas nos EUA, em 2017, e em 350 teatros na  Índia, Rússia, Ucrânia, Canadá, Lithuania, Austrália, África do Sul, Singapura e Ilhas Maurício. Na América Latina, começou com 53 cinemas no México, seguido pela Argentina, Costa Rica, Guatemala, Chile, Panamá, Peru, El Salvador, Honduras e Colômbia.