Após lotar as apresentações no Festival de Teatro de Curitiba 2018, o espetáculo Para Não Morrer volta ao auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório, do Centro Cultural Teatro Guaíra), de 3 a 20 de maio.
Nena Inoue recebeu o Troféu Gralha Azul 2017 de melhor atriz por este trabalho.
Inspirada na obra Mulheres, de Eduardo Galeano, a peça aborda histórias de mulheres da resistência – célebres e anônimas – que transformaram o meio em que viviam. Após esta temporada em Curitiba, a montagem fará turnê em São Paulo e Rio de Janeiro.
Durante a apresentação, o público é convidado a refletir sobre temáticas femininas e feministas atreladas a questões políticas, especialmente da América Latina. A dramaturgia é de Francisco Mallmann, com parceria de criação de Babaya Morais.
Durante o ato, uma mulher se apropria da palavra e dá voz a muitas outras. Sentada em uma poltrona, a personagem rememora grandes feitos de perseverança contra a opressão. A
figura da atriz, em cena, apresenta uma narradora fisicamente limitada, mas que insiste em falar e que intersecciona distintas vivências e aprendizados, evocando muitas presenças e alternando força e ternura.
“A peça fala sobre luta, opressão, violência. Mas também trata de resistência, liberdade, afeto. É sobre as mulheres de hoje, do que está adormecido, de coisas que precisamos despertar”, disse Nena.
PARA NÃO MORRER
Dias: 3 a 20 de maio, com apresentações de quinta a domingo, às 20h.
Classificação: 14 anos
Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório), CCTG
Rua Amintas de Barros s/n
Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia entrada).